LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Corinthians 1x0 Flamengo



Corinthians e Flamengo se enfrentaram no Pacaembu e os paulistas levaram a melhor, venceram por 1 a 0, e mantiveram-se na cola do líder, Fluminense. Os cariocas, que permanecem com 17 pontos, erraram muitos passes e não contaram com tarde inspirada do sérvio Petkovic. Agora o Flamengo está há quatro partidas sem vencer.

As jogadas pelas pontas foram o forte do Timão e se tornaram um tormento para o time do técnico Rogério Lourenço que, por diversas vezes, viu seus defensores correndo atrás de Jorge Henrique e Iarley. Outro destaque corinthiano foi o volante Elias, que fez o gol e mostrou muita vontade.

A partida começou com ampla vantagem da posse de bola para a equipe paulista. Com um minuto, Jorge Henrique deu o primeiro chute. Pouco depois, grande oportunidade do Timão. O mesmo Jorge Henrique desceu em velocidade pela esquerda, cortou para o meio, tirando o zagueiro Jean da jogada, e rolou para a entrada da área. Elias dominou livre, mas pegou mal na bola, que passou ao lado do gol de Marcelo Lomba.

O Flamengo encontrava dificuldades para chegar ao ataque por causa do grande número de passes errados. Quando o relógio apontava 16 minutos, mais um ótima chance para o Coringão. Alessandro cruzou da direita e a bola sobrou livre para Jucilei dentro da área. O volante da Seleção Brasileira dominou, mas Marcelo Lomba saiu rapidamente do gol e desviou o chute para escanteio.

A primeira finalização do Rubro-Negro só saiu aos 18. Léo Moura chutou, de fora da área, no meio do gol e Julio Cesar defendeu com facilidade. Dois minutos depois, baixa no Timão. Dentinho sentiu a coxa e foi substituído pelo volante Paulinho.

Os cariocas foram aos poucos equilibrando a partida, mas os erros de passe continuavam sendo um problema. Perto dos 30, a grande polêmica da etapa inicial. Jorge Henrique tabelou e recebeu em velocidade dentro da área. Léo Moura derrubou o atacante e os corinthianos reclamaram de pênalti, que existiu, mas Héber Roberto Lopes ignorou e mandou o jogo seguir.

A equipe do técnico Adilson Batista continuava dominando as ações, concentrando o jogo no campo de ataque. E a pressão surtiu efeito. Aos 38 minutos, Elias dominou a bola na entrada da área depois de um bate e rebate, cortou bem o zagueiro Jean e chutou fortemente no canto direito, sem chances para o goleiro Marcelo Lomba: 1 a 0 para o Timão.

O time comandado por Rogério Lourenço não desanimou e três minutos depois, Petkovic cobrou falta de longe, perigosa, mas Julio Cesar, seguro, apenas acompanhou a bola, que passou ao lado do gol do camisa 1.

A última oportunidade do primeiro tempo foi carioca. Borja recebeu cruzamento milimétrico dentro da área, mas pegou de primeira e isolou por cima do gol.

As duas equipes foram para os vestiários com vantagem de 1 a 0 para os paulistas.

Na segunda etapa, Fla volta melhor, mas Corinthians seguura o placar

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem nenhuma modificação e sem vontade de atacar. Tanto que as primeiras finalizações de cariocas e paulistas se deram em jogadas de bola parada, com Val Baiano pelo Flamengo e Chicão e Roberto Carlos pelo Corinthians.

O técnico Rogério Lourenço, percebendo a necessidade de correr atrás do gol de empate, fez duas modificações aos 12 minutos. Entraram Michael e Vinícius Pacheco e saíram Kleberson e o colombiano Borja.

O Corinthians jogava mais fechado, querendo administrar o placar e o Flamengo, com Petkovic anulado pela marcação, perdia seu principal criador. O jeito era jogar pelas pontas com Léo Moura e Juan que tentavam cruzamentos, mas esbarravam na zaga corintiana, que sempre afastava pelo alto.

Aos 28, a grande oportunidade da segunda etapa. Elias recebeu belo passe dentro da área e finalizou duas vezes. A primeira foi cortada por Jean e a segunda, pelo goleiro Marcelo Lomba, que fez bela defesa. A jogada animou os corintianos que, um minuto depois, desceram em velocidade com Iarley, que tocou para Jorge Henrique no meio. O camisa 23 rolou para Elias, que chutou fortemente e exigiu boa defesa de Lomba.

Os treinadores voltaram a fazer modificações aos 30. No Corinthians, entrou Defederico no lugar do atacante Iarley. No Flamengo, Petkovic deixou o gramado e o jovem Diego Maurício ganhou a oportunidade.

Um dos melhores em campo, o volante Elias deixou o campo aos 38 para a entrada do experiente apoiador Danilo.

O Rubro-Negro teve mais uma grande oportunidade aos 42. Depois do cruzamento de Juan, Julio Cesar saiu mal do gol. A zaga também afastou mal e a bola sobrou para Vinícius Pacheco, que chegou batendo em velocidade. O goleiro corintiano, porém, recuperou-se e salvou os paulistas do gol de empate.

Daí para a frente, as duas equipes não conseguiram mais levar perigo ao gol adversário e a segunda etapa terminou com o mesmo resultado da primeira. Final, 1 a 0 para o Corinthians, que se mantém na cola do líder, Fluminense, com 28 pontos. O Flamengo continua com 17 e recebe o Ceará, no Maracanã, na próxima rodada. O Timão visita o Avaí, na Ressacada.


FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 1 X 0 FLAMENGO

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 8/8/2010 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes/PR(FIFA)
Auxiliares: Roberto Braatz/PR(FIFA), Gilson Bento Coutinho/PR
Cartão Amarelo: Jean (FLA)

GOL: Elias, 38'/1ºT (1-0)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei e Elias (Danilo, 37', 2ºT); Dentinho (Paulinho, 20'/1ºT), Iarley (Defederico, 30'/2ºT) e Jorge Henrique. Técnico: Adilson Batista.

FLAMENGO: Marcelo Lomba, Léo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Antônio, Willians, Kleberson (Michael, 12'/2ºT) e Petkovic (Diego Maurício, 30', 2ºT); Borja (Vinícius Pacheco, 12'/2ºT) e Val Baiano. Técnico: Rogério Lourenço.