LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 8 de agosto de 2010

1984: Sócrates se despede e Timão se classifica no Brasileirão

Após conquistar o bicampeonato paulista (1982/83), a Democracia Corintiana teve seu momento de contestação em 1984. A polêmica girou em torno de Sócrates, que, liberado pelo regime democrático alvinegro para participar de um amistoso de futsal em Ribeirão Preto, machucou-se e não pôde atuar na primeira partida das quartas de final do Brasileirão. Resultado: vitória do Flamengo por 2 a 0.

Além de uma vaga na semifinal, o Corinthians também jogava pela afirmação de sua ideologia.

Para a partida de volta, Sócrates voltou à equipe, protegido por joelheiras e tornozeleiras amarelas, cor que simbolizava o movimento das Diretas Já – pelo voto direto para presidente da República. Pois o Doutor comandou o Timão contra a máquina rubro-negra que buscava o tetracampeonato brasileiro.

A missão não era fácil. O Fla – tricampeão brasileiro em 1980, 82 e 83 – não tinha mais Zico, mas ainda contava com Leandro, Júnior e Adílio, além de reforços como o goleiro argentino Fillol, o atacante Edmar e a revelação Bebeto.

O Corinthians, porém, atropelou. No fim do primeiro tempo, o Timão já vencia por 2 a 0. Na segunda etapa, mais dois gols e um contra para fechar a goleada por 4 a 1.

Na sequência do Brasileirão, o Timão caiu contra o Fluminense, que conquistaria o título em seguida. Mas a goleada, com o placar eletrônico desejando “boa viagem” aos flamenguistas e informando os horários dos voos de volta ao Rio, ficaram marcados na História.

Curiosidades – 1984

25 de janeiro
Nasce em São Vicente o jogador Robinho.

11 de agosto
Nasce na capital paulista o piloto de F-1 e torcedor do São Paulo Lucas Di Grassi.

24 de agosto
Estreia o primeiro episódio da série mexicana “Chaves” no Brasil.

30 de dezembro
Nasce LeBron James, um dos melhores jogadores de basquete da atualidade.