LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1979: Presidente adia o Paulistão e Timão elimina rival

Em campo, Sócrates e Palhinha colhiam os frutos de uma dupla de sucesso. Mas foi no trabalho de bastidores do então presidente Vicente Matheus que o Corinthians teve sucesso no Paulistão de 1979.

Na época, o Palmeiras, comandado por Telê Santana, era a maior sensação do país. E franco favorito para ganhar mais um Estadual.

O título era a grande e única esperança corintiana. O clube havia abdicado do Campeonato Brasileiro de 1978 para se dedicar exclusivamente a conquistar o Paulistão.

Eis que no dia 11 de novembro, graças a uma rodada dupla marcada pela Federação Paulista, Vicente Matheus deu um “golpe” para adiar a competição. A FPF havia marcado para o mesmo dia, no Morumbi, o duelo entre Palmeiras e Guarani e Corinthians e Ponte Preta. Matheus alegou que o Timão teria mais torcida que os outros três e, por este motivo, não poderia dividir a renda com os demais.

Naquele dia, o Corinthians não apareceu para jogar. A Ponte chegou a conquistar os pontos por W.O., mas àquela altura o campeonato já havia sido adiado. Resultado: a semifinais foram disputadas apenas no ano seguinte, em 80.

O Palmeiras deixara de ser o bicho-papão e fora eliminado do Brasileirão pelo Internacional. O Timão o enfrentou na semifinal, empatou a primeira por 1 a 1 e venceu a segunda por 1 a 0. Na decisão enfrentou (desta vez!) a Ponte Preta e conquistou o 17 título estadual.