LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 8 de agosto de 2010

1983: Bicampeonato e Democracia Corintiana

Dizem que futebol e política são assuntos sobre os quais não se discute. Entretanto, a politizada equipe do Corinthians da década de 1980 motivou muitas discussões e conversas sobre ambos os temas.

Em 1983, a grande recompensa da Democracia Corintiana chegou com a conquista do bicampeonato paulista. E, para delírio do torcedor corintiano, foi conquistado em duas finais sobre o rival São Paulo. E assim o Corinthians se tornou parâmetro de futebol e política.

A glória alcançada por aquele time significou não só uma conquista para o futebol e para o Timão, mas também uma vitória pela cidadania, para a sociedade brasileira.

– Com o bicampeonato conquistado, nós passamos aquilo que desejamos para o povo brasileiro. Que era muito importante um país democrático, com a escolha para presidente através do povo – disse Zenon, um dos participantes da equipe, presente nos dois títulos.

No título conquistado em 1982, o Corinthians jogou contra o São Paulo e todo seu favoritismo. A equipe do Morumbi contava com craques com passagem pela Seleção e era o atual bicampeão.

Enquanto a torcida são-paulina dizia que o estádio mudaria de nome para “Moruntri”, em função da hipotética conquista, Biro-Biro, marcando dois gols na final – além do gol de Casagrande – mostrou que o nome do estádio deveria ser mudado, mas para “Morumbiro”.

Já em 1983, o Corinthians ainda passou pelo Palmeiras na semifinal, em grande partida de Sócrates, antes de encarar novamente o São Paulo e, de novo, no Morumbi.

Como Sócrates já havia dado a vitória para o Corinthians na primeira partida da final, com um placar de 1 a 0, o selecionado alvinegro jogava pelo empate na finalíssima.

Com o placar em branco até os 46 do 2 tempo, mais uma vez o Doutor explodiu de alegria a torcida. Após o gol de Sócrates, com passe de calcanhar de Zenon, o gramado foi invadido e os corintianos, eufóricos, comemoravam o título. Ainda deu tempo para o São Paulo empatar. Mas a conquista da democracia já estava sacramentada.