LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

1995: Corinthians: Demolidor de Gigantes

Em 1995, duas equipes despontavam como potências no futebol brasileiro. O Grêmio, de Felipão, às vésperas de ser campeão da Libertadores da América e o Palmeiras, da era Parmalat, atual bicampeão brasileiro. Mesmo sem a mesma badalação dos rivais, o Corinthians venceu as duas equipes e sagrou-se campeão do Paulistão e da Copa do Brasil, consagrando uma temporada quase perfeita.

Na Copa do Brasil, após passar por Operário-MT, Rio Branco-AC, Paraná e Vasco, o Corinthians iria enfrentar o temido Grêmio na final da competição. Favorito, o time de Luis Felipe Scolari, Arce e Jardel, já havia conquistado a competição no ano anterior.

Na primeira partida, no Pacaembu, a vitória do Corinthians por 2 a 1, com gols de Viola e Marcelinho, não refrescavam a situação em Porto Alegre, já que uma vitória do Grêmio deixava o título no Rio Grande do Sul. Entretanto, em mais uma partida de destaque de Marcelinho, o meia marcou o gol que garantiu o título e a vaga corintiana na Libertadores de 96.

Dois meses depois, o Grêmio sagrou-se campeão da Libertadores e valorizou ainda mais a grande conquista do Corinthians, que se tornou primeira equipe paulista a vencer a Copa do Brasil.

No Campeonato Paulista, mais uma vez sob a batuta do decisivo Marcelinho Carioca, o Timão teria enfim um triunfo sob o Palmeiras da era Parmalat. Após a parceria milionária da equipe de Palestra Itália, o Corinthians já havia perdido três finais para o rival (Paulistão e Rio-São Paulo, em 93, e Brasileirão em 94). No Campeonato Paulista de 95 o Timão foi à forra. Na primeira decisão, empate por 1 a 1, gol de Marcelinho. Na finalíssima, após o Palmeiras abrir o placar, uma magistral cobrança de falta do camisa 7, e um gol de Elivélton na prorrogação deram o título ao Timão.

Carnaval e Copinha: o ano quase perfeito

As glórias do Corinthians em 1995 não se restringiram apenas ao futebol profissional. Depois de 25 anos de jejum, o Timão ficou com o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro, abrindo a temporada com uma conquista. Com uma vitória por 1 a 0, na prorrogação, sobre a Ponte Preta, após empate por 2 a 2 no tempo normal, o ano alvinegro já começava de maneira vitoriosa.

Em seguida, mais uma conquista, mas agora nas quadras de samba, e não nos campos de futebol. A Gaviões da Fiel também bateu outros favoritos na disputa do grupo especial das escolas de samba de São Paulo e levou a taça do Carnaval.

Com o samba-enredo “Coisa boa é para sempre”, o Corinthians quase fechou a temporada de maneira perfeita, faltando apenas o Brasileirão:

“Me dê a mão, me abraça/ Viaja comigo pro céu/ Sou Gavião, levanto a taça/ Com muito orgulho pra delírio da Fiel”, dizia a letra do samba.