LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

1997: A primeira parceria do Corinthians



Um grande investidor para trazer dinheiro ao clube e por meio dele, grandes contratações. Nos dias de hoje, isso é normal no futebol, entretanto, em 97, ainda não era.

Foi o ano em que o Corinthians firmou sua parceria com uma empresa, o Banco Excel Econômico. O novo parceiro do Timão estampou sua marca na tradicional camisa alvinegra e também trouxe grandes contratações para o time.

Após ver o rival Palmeiras dominar a década de 90, alçado também por uma parceria, a Parmalat, o Timão resolveu firmar seu acordo.

O primeiro grande reforço que chegou ao Parque São Jorge foi o artilheiro do Botafogo, Túlio Maravilha. O atacante vestiria a camisa 12, em função de ações de marketing do Banco. Além dele, também vieram outros nomes. Entre eles, Fábio Augusto, Donizete Pantera, André Luiz e Antônio Carlos.

A curto prazo, a associação do time à instituição financeira foi boa. O Timão conquistou o Campeonato Paulista após várias goleadas na primeira fase, como um 8 a 2 no Guarani e um 5 a 2 no Palmeiras.

No quadrangular final, vitórias sobre Santos e Palmeiras e um empate ante o São Paulo garantiram ao Corinthians seu 22 título.

No Brasileirão porém, o time sofreu para não cair e só confirmou a permanência na última rodada.

Com a venda do Banco Excel a um grupo, a parceria foi desfeita.

Reforços do ‘Banco’

Túlio
Vindo do Botafogo, pelo qual era artilheiro, foi a maior contratação no ano.

Donizete
Com ajuda da parceira, o Pantera foi repatriado e chegou a fazer 15 gols.

André Luiz
Revelado no São Paulo, fez o gol do título.

Fábio Augusto
Destacou-se no Guarani e foi pretendido por vários clubes. Fechou com o Timão.