LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

2003: Grandes ilustres nutrem paixão pelo Corinthians

No dia 1 de janeiro de 2003, cerca de 150 mil pessoas viram, in loco, Fernando Henrique Cardoso passar o posto de presidente da República do Brasil para o recém eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O que nem todos sabiam é que o cargo mais importante do país continuaria em “mãos corintianas”, já que os dois políticos fazem parte dos 25, 8 milhões de torcedores do Corinthians que a 4 pesquisa LANCE-Ibope apontou.

Lula e FHC, apesar de seguirem ideologias diferente na política, são parceiros quando se trata da paixão pelo Corinthians. Em 2000, quando o clube conquistou o Mundial Interclubes da Fifa, Fernando Henrique prontamente parabenizou a equipe e demonstrou sua satisfação em ver seu time sagrando-se campeão do mundo.

Já Lula tem relação ainda mais estreita com o Corinthians. Além de ser conselheiro vitalício, Lula acompanhou de perto o time nos últimos anos. Após a conquista da Copa do Brasil de 2009, o presidente recebeu a equipe em Brasília e até levantou a taça de campeão. Sempre comentando sobre o Timão em seus compromissos oficiais, Lula também não se esquece de cobrar Ronaldo e o restante do elenco por resultados.

– Minha relação com o Corinthians é de paixão. O Corinthians não tem torcida, o Corinthians tem militância – disse o presidente ao jornalista Celso Unzelte, para o livro “Timão 100 anos”.

Mas quando se trata da paixão pelo Corinthians, os dois políticos são apenas mais dois integrantes da extensa categoria de “ilustres” da grande nação de torcedores.

Outros notáveis nomes (confira a relação ao lado) de diversos setores compartilham esse amor.

Seja na música, na política, na publicidade, na dramaturgia, na televisão, em outro esporte ou onde for, o Corinthians une seus torcedores em uma só paixão.

Mais um título paulista e queda na Libertadores

No Campeonato Paulista de 2003, o Corinthians conquistou mais um título, o 25 estadual de sua História. Na semifinal, o adversário foi o Palmeiras. Com um empate por 2 a 2 e uma vitória por 4 a 2, garantiu a vaga na decisão, contra o São Paulo.

Na primeira partida, vitória corintiana por 3 a 2. Na finalíssima, quem decidiu o jogo para o Corinthians foi Jorge Wagner que, atualmente, defende o São Paulo. O baiano marcou dois gols e Liedson fez mais um, repetindo o placar da primeira partida. Outra vitória e o título estadual para o Sport Club Corinthians Paulista.

Na Copa Libertadores, mais uma eliminação nas oitavas de final. Sob o comando do treinador Geninho, o Timão sofreu uma derrota para o River Plate (ARG), em Buenos Aires, por 2 a 1 impôs a responsabilidade de uma vitória no Morumbi.

Diante de mais de 60 mil torcedores, nova derrota por 2 a 1 e, novamente de virada, deram fim a mais um sonho dos torcedores de conquistar o título.

Corintianos ilustres:

Washington Olivetto (Publicitário)

Antônio Fagundes (Ator)

Bob Burnquist (Skatista)

Antônio Ermírio de Moraes (Empresário)

Luciano Huck (Apresentador de TV)

Leandrinho (Jogador de basquete da NBA)

Ayrton Senna (Piloto de Fórmula 1, falecido em 1994)

Dan Stulbach (Ator)

Hortência (Ex-jogadora de basquete)

Padre Marcelo Rossi (Sacerdote Católico)

Mazzaropi (Ator e diretor, que morreu em 1981)

Rubens Barrichello (Piloto de Fórmula 1)

Silvio Santos (Apresentador de TV e empresário)

Toquinho (Cantor)

Marília Gabriela (Apresentadora e atriz)

Dinho (Vocalista dos Mamonas Assassinas, morto em 1996)

Daiane dos Santos (Ginasta)