LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

1989: O Brasil se despede de Oswaldo Brandão

Ele foi um dos poucos ídolos no futebol que agradou a corintianos, palmeirenses e são-paulinos. Mas foi no clube do Parque São Jorge que ficou marcado na História.

Treinador com cinco passagens pelo Corinthians, responsável por conduzir o Timão ao título paulista de 1977, que encerrou o jejum de quase 23 anos sem conquista importante, Oswaldo Brandão morreu em 1989, aos 72 anos.

A primeira passagem pelo Timão foi em 1954, ano em que conquistou o Paulistão do IV Centenário da cidade de São Paulo, o último que precedeu o jejum histórico corintiano. O triunfo foi contra o Palmeiras, ex-time de Brandão.

Curiosamente, chegou ao clube por meio do então presidente corintiano, Alfredo Ignácio Trindade, que foi buscá-lo em um cinema, onde trabalhava como gerente.

Depois do período 1954/57, Brandão teve mais duas passagens pelo Parque São Jorge, até assumir o clube em 1977. A ansiedade para sair da fila de 22 anos sem títulos era grande e, por pouco, não se estendeu por mais algum tempo...

Uma derrota por 1 a 0 para o Guarani quase colocou tudo a perder. Brandão, então, trancou-se no vestiário com o elenco – até o presidente Vicente Matheus ficou de fora – para fechar um pacto de recuperação. O Corinthians venceu todos os jogos seguintes e sacramentou a série com o gol de Basílio, contra a Ponte Preta, no Pacaembu.

Sua última passagem pelo Corinthians foi em 1981, mas em má fase ouviu protestos da torcida em sua despedida: “Ado, ado, ado, Brandão está superado”.

Entre os momentos no Corinthians, comandou o Palmeiras e foi um dos poucos a conseguir superar o Santos de Pelé. Foi no Superpaulistão de 1959. Conquistou outros sete títulos no rival. Pelo São Paulo, foi campeão paulista, em 1971.

Nenhum outro clube, no entanto, tem mais agradecimento por Brandão quanto o Corinthians.