LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

1991: Obsessão do Corinthians pela Libertadores

Além do desejo de ter o próprio estádio, o maior sonho do torcedor corintiano é conquistar a Libertadores. E na noite de 20 de março de 1991, a torcida teve um comportamento que levou essa obsessão ao extremo, no episódio que ficou conhecido como Noite das Garrafadas.

Era a segunda oportunidade em que o clube disputava a competição e, após empatar as três primeiras partidas daquela edição, o Corinthians perdia para o Flamengo por 2 a 0, em pleno Pacaembu. A torcida não se conteve e, após saquear as lanchonetes do estádio, atirou garrafas no gramado, revoltada com o resultado e a arbitragem do jogo. Aos 38 minutos do 2 tempo, o árbitro teve de encerrar a partida.

Nos anos seguintes, a obsessão corintiana novamente veio à tona com outras manifestações. Em 2000, após a eliminação na semifinal, diante do arquirrival Palmeiras, torcedores foram ao Parque São Jorge para tirar satisfação com os jogadores. O atacante Edílson, por exemplo, deixou o clube em função do entrevero com a torcida.

Já em 2006, o Corinthians foi eliminado pelo River Plate (ARG), novamente no Pacaembu. Torcedores tentaram invadir o gramado e foram contidos heroicamente por um pequeno grupo de policiais.

Neste ano, o Corinthians voltou a ser eliminado jogando em casa. Porém, desta vez, a torcida aplaudiu o time pela raça mostrada.