LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

1998: Estrangeiros no Corinthians



Um capitão, o líder de um time, precisa, antes de tudo, saber se comunicar com a equipe. Mas, e se ele não falar português? Dois ídolos corintianos provaram que liderança não tem nacionalidade.

O paraguaio Carlos Gamarra chegou ao Corinthians, em 1998, sem muita badalação, mas saiu do clube como um dos melhores zagueiros do futebol mundial.

Conseguiu a incrível proeza de disputar a Copa do Mundo – ainda como jogador corintiano – sem fazer sequer uma falta. Foram 724 minutos, equivalente a oito partidas, sem cometer uma infração.

Com a camisa alvinegra também fez História. Foi o capitão e líder da equipe que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1998. Extremamente técnico, Gamarra parecia prever as jogadas dos atacantes adversários, pois era perfeito nos desarmes que realizava.

Sua identificação com o clube é tão grande que mesmo após ter defendido o Palmeiras, ainda é considerado um ídolo alvinegro.

O capitão do mundial
Com a saída de Gamarra, que foi para o futebol europeu, outro estrangeiro herdou a braçadeira de capitão. Após brilhar pela seleção colombiana – disputou três Copas do Mundo – como meia, no Corinthians Rincón se transformou em um volante e viveu seu melhor momento. Sempre cadenciando o jogo no meio campo, formou uma dupla de volantes inesquecível ao lado de Vampeta e, com Marcelinho e Ricardinho, um dos melhores meios de campo da História do Corinthians.

Na maior conquista do clube paulista, o Mundial de clubes da Fifa, foi Freddy Eusébio Rincón quem levantou a gloriosa taça.

O camisa 8 foi outro jogador idolatrado que defendeu um rival corintiano. Apesar de sua passagem sem brilho pelo Santos, Rincón ainda é um ídolo do Timão.

Bate-Bola - Gamarra
Em entrevista ao LANCENET!

‘É um privilégio poder ser lembrado entre os melhores’

LANCENET!: O que o Corinthians representou na sua carreira profissional?
GAMARRA: Foi muito importante. Consegui títulos, um Brasileirão. Foi muito bom na minha carreira ter jogado pelo Corinthians.

LNET!: Foi seu melhor momento?
G: Praticamente minha preparação toda para a Copa do Mundo foi no Corinthians. O grupo que tínhamos conseguia fazer maravilhas. Assim, pude mostrar o meu trabalho e me destacar.

LNET!: Você acha que ficou pouco tempo no Corinthians? Era mesmo a hora de sair do clube?
G: Você sabe como é quando aparece uma oferta boa, né? Muitas vezes o jogador tem de sair para aproveitar o momento, mesmo, e o meu momento era aquele. Mas, para mim, foi maravilhoso compartilhar esse período com o clube e com a torcida corintiana.

LNET!: A torcida marcou você?
G: A torcida é maravilhosa. Para mim, é a melhor torcida que tem no Brasil. Sempre está apoiando, cobrando, é uma torcida maravilhosa, e está aumentando, pois a cada dia nasce um corintiano.

LNET!: Como é ser lembrado, quase que de forma unânime, como um dos melhores zagueiros do time?
G: É muito importante para um clube fazer 100 anos. Entre grandes jogadores, é um privilégio, para mim, compartilhar com outros heróis essa lembrança e ser lembrado entre os melhores.

Os corintianos Estrangeiros

Ano/Nome(País)/Posição

34/40 - Hungarês (HUN) - goleiro
43/44 - Graham Bell (URU) - zagueiro
61/62 - Espanhol (ESP) - atacante
65 - Alex (POL) - atacante
65 - Adnan (LIB) - meia-direita
74 - Buttice (ARG) - goleiro
76 - Hector Veira (ARG) - meia
78/92 - Taborda (URU) - zagueiro
82 - González (URU) - zagueiro
85 - Hugo De León (URU) - zagueiro
94 - Hashimoto (JAP) - meia-direita
96 - Villamayor (PAR) - lateral-direito
96 - Mark Williams (AFS) - atacante
97 - Freddy Rincón (COL) - volante
98 - Carlos Gamarra (PAR) - zagueiro
01 - Ávalos (ARG) - zagueiro
02 - Santiago Silva (URU) - atacante
05 - Carlitos Tevez (ARG) - atacante
05 - Sebá (ARG) - zagueiro
05 - Mascherano (ARG) - volante
06 - Johnny Herrera (CHI) - goleiro
07 - Juan Carlos Arce (BOL) - atacante
08 - Cristian Suárez (CHI) - zagueiro
08 - Acosta (URU) - meia-atacante
08 - Herrera (ARG) - atacante
09 - Escudero (ARG) - lateral
09 - Balbuena (PAR) - lateral-direito
09 - Matías Defederico (ARG) - meia
10 - Aldo Bobadilla (PAR) - goleiro