LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Parceiros do Exaltasamba revelam intimidade com boleiros da final



O clima de decisão está exalando nas resenhas entre os parças movidos por ousadia e alegria.

Calma, se você não entendeu, tudo bem. Esse é o "boleirês", dialeto surgido na amizade dos jogadores de futebol e dos pagodeiros. O Exaltasamba, preferido pela maioria dos atletas, está em foco na final do Campeonato Paulista. Os vocalistas corintianos Thiaguinho e Péricles e o são-paulino Pinha, responsável pelo repique de mão. Fanáticos pelo esporte, revelaram um pouco da intimidade com envolvidos na decisão deste domingo. Elano, Dentinho e o craque Neymar estão entre os maiores parças do grupo.

A relação próxima dos integrantes do Exaltasamba com os jogadores vem de longa data. O Twitter tratou de torná-la pública. No microblog, são centenas de mensagens carinhosas como "amo vc" e "saudade". Neymar, xodó dos santistas, e Thiaguinho, xodó das fãs, protagonizam os recados.

- Nos conhecemos na concentração do Santos, na final do Campeonato Paulista do ano passado. O Robinho era nosso amigo, nos convidou para visitá-los e nos apresentou. Hoje temos uma amizade muito grande, nos encontramos e falamos sempre por telefone - revela o vocalista.

De uma das conversas, surgiu até uma canção. Os amigos criaram a expressão "Hoje tem". O motivo não é revelado, mas certamente se referia a shows, festas e eventos bem frequentados, dos quais costumam fazer parte. A música composta em homenagem ao craque de mesmo título faz parte do último DVD.

O camisa 11 do Peixe não é o único parça. Elano é conhecido desde a primeira passagem pela Vila Belmiro. Do lado corintiano, Dentinho é o mais íntimo desde que se apresentou no camarim, após show em São Paulo. O grupo guarda com carinho a camisa do atacante, presenteada ainda com grama e barro de um jogo do Timão.

- Também tem o Zé Love, Bruno César, Fábio Santos... Conhecemos todo mundo, mas alguns são mais próximos - explica Pinha.

No domingo, a parceria ficará de lado. Apesar da distância, já que estarão se preparando para show em Lins (cerca de 429 quilômetros da capital paulista), Thiaguinho e Péricles não querem saber de gols de Neymar e apostam em título corintiano. Com sofrimento: nos pênaltis.

- Vou à Vila, assisto aos jogos do Santos, mas contra o Corinthians não. Torço para não se darem mal, mas que não façam gols. Meu time é o Corinthians!

Coube ao tricolor Pinha assumir a torcida pela equipe da Baixada. Com uma boa "desculpa": o técnico Muricy Ramalho.

- Ele é ligado ao São Paulo, vou me sentir um pouquinho campeão também (risos) - afirmou, causando irritação nos parças da Fiel.


Camisas dos boleiros são troféus dos parças

Não são apenas corintianos e santistas os amigos do Exaltasamba. O grupo ostenta com orgulho uma invejável coleção de camisas, presentes dos ídolos/fãs. Neymar e Dentinho, é claro, são contribuintes do acervo, que tem outras peças valiosas.

O são-paulino Pinha recebeu do ex-atacante Denílson uma camisa usada na Copa do Mundo de 1998, quando a Seleção Brasileira chegou ao vice-campeonato na França. O músico também guarda uma peça da despedida de Raí, um de seus ídolos, no PSG (FRA).

Roberto Carlos, André Santos, Brandão, Vágner Love, Elias, Robinho... Além de craques de outros esportes, como o astro Falcão, do futsal, e o levantador Bruninho, também já mandaram camisas personalizadas aos sambistas. Algumas com o cuidado do tamanho especial para Péricles, um tanto quanto fora de forma para entrar em campo.

- Sou volante, camisa 5. Volantão, na frente dos zagueiros - diverte-se. Ele completa o time das peladas ao lado do meia Thiaguinho e o centroavante Pinha. O time dos parças!



Dicionário do ‘boleirês’



Parça: Lançado por Neymar, é uma abreviação de parceiro: para amigos muito íntimos.

Resenha: Termo usado para conversas entre jogadores. Não querem revelar o assunto, dizem que estão numa resenha.

Ousadia e Alegria: Lema de vida de Neymar, que até colocou na chuteira e do Exalta. Thiaguinho explica: “Para chegar até aqui tivemos de ser ousados, sem medo das coisas, se jogar de corpo e alma. E alegria é o que nos move e o que levamos às pessoas.”

Tamo junto: Expressão utilizada para assegurar companhia, seja numa balada ou num momento difícil do parça.

Exalando: De música do grupo, com expressão “perfume exalando”, tornou-se regra para expressar sensações, como #SonoExalando, #FomeExalando, etc.