LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

São Caetano é obrigado a deixar sede administrativa




A fase do São Caetano não está nada boa. Depois da derrota em casa para a Portuguesa, na última terça-feira, pela Série B, o clube teve outra má notícia. Nas próximas semanas, o Azulão deve perder suas sedes social e administrativa. Em setembro último, a prefeitura ganhou ação na Justiça para cumprimento de lei, aprovada recentemente pela Câmara Municipal, que determina a devolução do terreno para o poder público. Agora, segundo o secretário de Esportes e Turismo, Mauro Checkin, restam apenas trâmites burocráticos para que sejam emitidas a ordem de despejo do clube e o mandado de segurança.


- Realizamos o pagamento das taxas para o ofical de Justiça normalmente e agora estamos esperando a publicação no Diário Oficial para darmos sequência ao processo e conseguirmos a reintegração de posse – assegurou Chekin.

A previsão para divulgação da ordem de despejo é até esta quinta-feira e no mesmo dia ainda deve ser emitido o mandado. Estima-se que em 15 dias a ordem seja cumprida e a Prefeitura retome o local.

O presidente do São Caetano, Nairo Ferreira de Souza, avisa que recorrerá a instâncias superiores da Justiça para evitar a perda das sedes.


- Não somos qualquer associação abandonada na cidade para ser expulsa dessa forma. O processo está no Tribunal de Justiça de São Paulo. Vou recorrer a todas as instâncias para manter a sede social aqui – declarou.


O mandatário também não descarta uma medida drástica: levar o clube para outro município. Segundo ele, algumas cidades do interior já demonstraram interesse em abrigar o Azulão.


- Não queremos deixar a cidade, mas se o São Caetano não está agradando aqui, existe a possibilidade de sairmos – admitiu.

Na comunidade de um site de relacionamentos, alguns torcedores do Azulão pretendem divulgar um abaixo-assinado pela permanência do clube no município de São Caetano. Os torcedores pretendem coletar o maior número de assinaturas na cidade.


ENTENDA O CASO

A area ocupada pela atual sede de administração do clube, localizada no bairro Cerâmica, próximo do parque Chico Mendes, foi cedida à associação em 1999. No mandato do atual prefeito, José Auricchio Júnior, no cargo desde 2005, a prefeitura conseguiu na Câmara a aprovação da lei de Municipalização, que revoga o direito de comodato de clubes e associações em terrenos públicos.

Diante da situação, o São Caetano se recusou a sair do local e o impasse foi para a Justiça. No entanto, a juíza Valéria Pinheiro Vieira, concedeu no mês de setembro liminar favorável ao município. O time recorreu da decisão e deve levar o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O objetivo da Prefeitura é erguer um centro cultural no local, pois segundo eles, o espaço é público e deve ser utilizado pela comunidade. Com isso, a Administração das áreas volta ao município e devem ser abertas a população de forma gratuita.
O espaço onde está instalado o Anacleto Campanella, conta com a estrutura de piscinas, quadras e salas para aulas de lutas e danças. Atualmente o clube possui cerca de quatro mil sócios.