LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sábado, 9 de outubro de 2010

Porta dos Desesperados assustava mesmo

Remexendo na "cachola" para encontrar mais boas lembranças lá dos anos 80, veio à tona algo muito, mas muito grotesco para assistir, se na época eu tivesse o bom senso que tenho hoje. Estou me referindo à Porta dos Desesperados, brincadeira do Programa Oradukapeta, apresentado pelo Sérgio Mallandro, entre os anos de 1987 a 1990, transmitido pelo SBT.

Isso mesmo, aquela que, caso a sorte não estivesse presente, o pobrezinho do participante (ele ou ela era um escolhido da plateia) era surpreendido por monstros horrendos, que saíam daquelas "caixas" coloridas e corriam em direção a ele. Também tinham outras coisas terríveis que deixavam a criança triste, como por exemplo um cacho de bananas, que eu me lembro. O momento trash do programa ficava ainda mais horripilante com a ajuda dos tambores e das cornetas. "Maestro, que soem os tambores" era uma das frases de suspense mais usadas pelo Sérgio Mallandro.

Ah, confessa aí, vai: tu te assustavas ou não com aquelas criaturas guardadas lá dentro de uma das três portas, mesmo que estivessem beeem longe, do outro lado da tela? O coração batia ou não mais forte de taaaaanta ansiedade na hora da escolha da porta? Acredito que todas as tuas respostas tenham sido SIIIIIM. Ora bolas, o negócio era sinistro mesmo!

Mas, quando aquela portinhola escolhida abria e o conteúdo lá dentro era brinquedo, os olhinhos do ganhador - e confessa mais uma vez, o teu também - brilhavam de tanta alegria. O felizardo lá no palco, de tanta alegria e tu, eu e milhões de telespectadores, morrendo de inveja em casa.