LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Defesa do Timão sofre queda sem 'Guardião Ralf'



Em atual queda livre no Brasileirão e sem vencer há seis partidas, o Corinthians vem sofrendo com as seguidas lesões em seu elenco. Um destes jogadores em especial vem fazendo muito mais falta. A baixa de Ralf, lesionado desde a 21ª rodada, é uma das mais sentidas no elenco e os números comprovam isso. Desde que o "Guardião Alvinegro" saiu da equipe, os números de gols sofridos pelo Corinthians praticamente dobraram.

Em nove jogos depois da baixa do camisa cinco, o Corinthians sofreu um total de 17 gols, resultando em uma média de praticamente dois gols tomados por jogo. Antes a equipe de Parque São Jorge havia sofrido 21 gols em 20 jogos, média que se aproxima de um gol tomado por partida. Ou seja, sem o "Guardião" em campo, o Timão perdeu e muito na hora de se defender.

Outra queda significativa fica por conta do aproveitamento da equipe sem Ralf. Com o volante em campo o Timão tem um aproveitamento de 60% dos pontos conquistados no Brasileirão. Sem, o rendimento caiu para 48%.

Desde que Ralf virou desfalque, várias peças foram testadas na posição, porém nenhuma delas agradou. Paulinho assumiu a vaga, mas suas características ofensivas andaram comprometendo o setor defensivo corintiano. O mesmo vale para Jucilei e Boquita, ambos são volantes, porém avançam muito ao ataque dando espaços atrás, não conseguindo manter o nível de marcação de Ralf.

Edu e Moacir também já ganharam suas chances, mas também não conseguiram se firmar. Para a reserva imediata de Ralf, o Timão contava com Marcelo Mattos no início do Campeonato Brasileiro, porém preferiu dispensar o volante que estava emprestado pelo Panathinaikos-GRE até agosto. Mattos também estaria insatisfeito com a reserva e acabou acertando sua ida para o Botafogo.

A verdade é que dentro do elenco alvinegro nenhum jogador tem tais características de primeiro homem de meio de campo. Sem um cão de guarda para ajudar William e Chicão, o Timão já não é o mesmo e sofre com os ataques adversários.