LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Paulistão 2011 - de cara nova




O Paulistão de 2011 terá uma nova cara. Agora, oito times se classificam para a segunda fase na competição, que terá apenas um jogo nas quartas de final, um na semifinal e duas partidas na final. A nova fórmula foi aprovada pela diretoria dos 20 clubes participantes, em reunião nesta terça-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol.

O campeonato terá novidades também na arbitragem. Desta vez, seis árbitros estarão em campo: o trio de arbitragem tradicional, mais o quarto árbitro e dois auxiliares, um atrás de cada gol.

As quartas e semis terão apenas uma partida por falta de datas no calendário da CBF para o próximo ano. Com a medida, mais times terão a chance de disputar a fase final do Estadual, que começará 16 de janeiro e terá seu encerramento no dia 15 de maio, quando acontece o último jogo.

A decisão é também uma forma de não deixar os quatro clubes grandes de São Paulo de fora das fases decisivas. Neste ano, Palmeiras e Corinthians não conseguiram se classificar, porque o regulamento permitia que apenas quatro times passassem para as semifinais.

- Queremos aumentar a competitividade do Campeonato Paulista com essa decisão. Acho até que a possibilidade de outros times se classificarem ficará mais igualitária - afirmou o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero.

Para o presidente do Santos, campeão de 2010, a decisão diminui a chance de alguns times se classificarem precocemente.

- Eu achei a nova formula bastante atraente. Os clubes não se classificam precocemente e ainda aumenta a competitividade - afirmou o dirigente santista.

Aliás, apenas o Peixe foi representado pelo seu presidente. O São Paulo enviou Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, diretor do clube, enquanto Wlademir Pescarmona, diretor de futebol do Verdão, representou o Palmeiras. Já pelo lado do Corinthians, nem Andrés Sanchez nem Mário Gobbi estiveram presentes.

Pela tabela do campeonato que foi divulgada na reunião, os horários e os estádios ainda não estão definidos. O Santos, por ser o campeão da ultima edição do torneio, deve ter o show de abertura antes do jogo contra o Linense, em Lins, no dia 16 de janeiro (domingo). O Corinthians estreia contra a Portuguesa, o Palmeiras contra o Botafogo e o São Paulo, contra o Mogi Mirim, todos também no dia 16.

O Guaratinguetá, que já anunciou a mudança para Americana no fim da Série B deste ano, ainda consta na tabela como Guaratinguetá, apesar de Marco Polo afirmar que a mudança já está sendo feita.

Confira a primeira rodada completa do Paulistão 2011:

16/1/2010 - Linense x Santos
16/1/2010 - Mogi Mirim x São Paulo
16/1/2010 - Corinthians x Portuguesa
16/1/2010 - Palmeiras x Botafogo
16/1/2010 - Noroeste x Santo André
16/1/2010 - Guaratinguetá x Bragantino
16/1/2010 - São Bernardo x Grêmio Prudente
16/1/2010 - Mirassol x Ponte Preta
16/1/2010 - Paulista x Ituano
16/1/2010 - Oeste x São Caetano