LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os altos e baixos de quem já completou um centenário

Em pleno ano de seu centenário, o Corinthians, que ainda não colocou uma faixa de campeão no peito em 2010, vai enfrentar o Vasco, time que mais títulos conquistou entre os que completaram 100 anos de fundação.

O detalhe curioso deste confronto é o fato de que o Vasco, entre os times que completaram o centenário, foi o único que conseguiu ganhar um título da expressão que o centenário exige. No caso, em 1998, o clube de São Januário conquistou a Copa Libertadores da América. Sonho dourado dos corinthianos, tricolores, atleticanos, botafoguenses e todos torcedores dos clubes com mais de 100 anos de vida.

Capitão da equipe, Mauro Galvão enumera qualidades e boas referências de um grupo que brilhou.

- Era um time muito bom. Ganhamos dois títulos no ano do centenário. Era impressionante a capacidade de o time se recuperar de determinadas situações. Foram três anos de muitas decisões e conquistas e, em especial, 1998 - disse o ex-zagueiro, que vestiu camisas de grandes times brasileiros como Internacional, Grêmio, Botafogo e Vasco.

Outro time que conquistou dois títulos no ano de seu centenário foi o Vitória, da Bahia, em 1999. Naquele ano, o rubro-negro baiano faturou o Campeonato Baiano e a Taça do Nordeste sobre o arquirival Bahia. Além disso, terminou o Brasileirão em 3º.


Outros times que conseguiram dar uma volta olímpica neste comemorativo ano foi o Fluminense, ao conquistar o Estadual de 2002 e o Internacional, quando faturou o Gauchão de 2009. No Brasileiro, as duas equipes quase chegaram lá. O Flu, de Romário, morreu na semifinal perante um Corinthians, enquanto o Colorado Gaúcho angariou dois vices campeonatos, um da Copa do Brasil e outro para o Flamengo, já no Brasileirão.

A maioria fez feio. Flamengo, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG e Coritiba padeceram no centenário.

O caso do Flamengo foi curioso. Com o melhor ataque do mundo, fomado por Romário, Sávio e Edmundo, o clube da Gávea perdeu o Carioca na inusitada barrigada de Renato Gaúcho. Mesmo triste desfecho da Supercopa da América, onde o Fla viu sua última chance em 1995 afundar, ao perder para o Indepediente, da Argentina.

Esse jogo era a salvação da lavoura rubro-negra após um ano de muitas contratações e poucos resultados. O Fla perdeu para o Independente, mas na verdade, ele se perdeu após perder, da forma que perdeu, o título estadual para o Fluminense. O Flamengo, em nenhum momento, conseguiu montar um time - disse Roberto Assaf, colunista do LANCE! e historiador.

Já o Botafogo fez seus torcedores sofrerem o ano inteiro. De quebra, o clube de General Severiano conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada ao derrotar, de forma inesperada o vice-campeão Atlético-PR, em plena Arena da Baixada por 1 a 0. O gol salvador, marcado pelo
atacante Ricardinho, manteve o Botafogo, recém-promovido à elite, na 1ª divisão.

Mais feio do que o Botafogo foi o caso do Coritiba. Centenário, terceiro colocado no Paranaense, assistindo ao rival Atlético-PR se sagrar campeão e, de quebra, ser rebaixado no Brasileiro ao perder o jogo em casa para o Fluminense. Sem esquecer das lamentáveis cenas de violência promovidas por seus torcedores. Uma reação tão feia quanto o desempenho do clube em 2009.

Exemplos de fiascos não param. Grêmio, em 2003, eliminado da Copa Libertadores, sem nem mesmo ganhar o Estadual. O Atlético-MG, que levou de 5 do arquirival Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro.
O que era para ser festa, pode virar pesadelo. Melhor para o Vasco. Já que centenário, como se pode notar, não é necessariamente motivo de festa.


Resta aguardar o que o futuro reserva ao Corinthians em 2010.