LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Semelhanças de 2005 inspiram Timão na busca pelo penta




O corintiano que vê seu time brigando na ponta da tabela do Brasileirão deste ano com certeza se recorda das últimas rodadas da edição de 2005. Na ocasião, a equipe conquistou seu primeiro e único título na Era dos pontos corridos. Sonhando com o pentacampeonato, Ronaldo, Roberto Carlos & Cia. podem se inspirar nas semelhanças com 2005.

A primeira coincidência depois de cinco anos é o treinador adversário que briga rodada a rodada com o Timão. Trata-se de Muricy Ramalho. Em 2005, era ele que comandava o Internacional. Outra curiosidade são os últimos confrontos da equipe nas quatro próximas rodadas. Na oportunidade, o Corinthians tinha assim como hoje um confronto direto e outros dois com equipes que brigavam contra o rebaixamento.

As diferenças ficam por conta da situação na tabela. Cinco anos atrás, o Timão estava seis pontos à frente do Inter e era o alvo a ser batido. Agora, os alvinegros vivem o outro lado da moeda e estão na caça ao líder Fluminense.

Confira o comparativo de 2005 e 2010:

SEMELHANÇAS

Muricy no caminho...

Mais uma vez Muricy Ramalho é o adversário na briga pelo título. Em 2005, o treinador comandava o Internacional e foi o grande adversário dos alvinegros. Se surperstição valer, o Timão se deu bem em cima do técnico, que atualmente comanda o líder Fluminense.

Últimos quatro confrontos

Em 2005, o Timão tinha o confronto direto com o Internacional e jogos com duas equipes que brigavam para não cair: Ponte Preta (vitória por 3 a 1) e São Caetano (derrota por 1 a 0). Agora, o Corinthians tem o Cruzeiro pela frente, no próximo sábado, o Vitória no Barradão e, na última rodada, o Goiás, fora de casa.

Campeão no mesmo palco?

Assim como cinco anos atrás, o time de Parque São Jorge jogará sua última partida no Serra Dourada. Na oportunidade, o Timão sagrou-se campeão mesmo com a derrota por 3 a 2 para o Goiás. E agora? Repetir a festa no Centro-Oeste?

Era com Tevez, agora é com Ronaldo...

Apesar de todas as diferenças com a bola no pé e até na nacionalidade, o Timão tinha Carlitos Tevez, assim como tem o Fenômeno atualmente. Duas estrelas que fazem a diferença. Na ocasião, o argentino desequilibrou na reta final da competição. Agora a missão é de Ronaldo...

Ajuda do rival?

Na penúltima rodada do Brasileirão 2005, o Internacional recebeu o Palmeiras no Beira-Rio. O arquirrival poderia ter dado uma força, porém, foi derrotado por 2 a 1. Agora, os alviverdes enfrentam Fluminense e Cruzeiro até o final do Brasileirão, será que a ajuda vem dessa vez?

Força do rebaixado?

Na última rodada da edição de 2005, o Internacional tinha um duelo relativamente fácil contra o Coritiba, já rebaixado. Tudo bem que os gaúchos tinham que contar com um milagre para ser campeão, pois precisavam golear o Coxa e ainda torcer para uma derrota do Corinthians. Ao contrário do que todos esperavam, a equipe rebaixada venceu o Inter, dando total tranquilidade para o Timão ser campeão. Na última rodada desta edição, o Flu pega o Guarani, que atualmente figura na zona da degola. Ajuda do Bugre?

DIFERENÇAS

Antes o caçado, agora o caçador...

Faltando quatro jogos, o Corinthians era o líder do Brasileirão e com seis pontos à frente do segundo colocado Internacional. Na época, era o Timão o alvo a ser caçado e não dependia de ninguém. Agora, com um ponto a menos que o líder Fluminense, os alvinegros estão do outro lado. Caça aos cariocas...

Desfalques

Na reta final daquela edição, o Timão sofreu com alguns desfalques importantes. O meia Roger, o zagueiro Sebá Domingues e o volante Mascherano estavam lesionados e não participaram das últimas partidas. Na derrota por 1 a 0 para o São Caetano, no Anacleto Campanella, a equipe ainda jogou sem Tevez, convocado para seleção argentina. Agora, a história é outra, após ficar muito desfalcado, os alvinegros chegaram na reta final com o time praticamente completo.