LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 28 de novembro de 2010

América RN e Brasiliense: Rebaixado á série C em 2011




O Brasiliense venceu a "Batalha do Machadão", mas não a guerra contra o rebaixamento. Na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, o Jacaré visitou o América-RN, em Natal, e cumpriu a obrigação de batê-lo. O placar de 2 a 1, porém, não adiantou para evitar a queda do time do técnico Andrade. Um ano após ser campeão nacional com o Flamengo na Série A, o treinador está rebaixado para a Terceira Divisão em 2010.

Para se salvar, era preciso um tropeço do Vila Nova ou do Guaratinguetá, o que não aconteceu. Dessa forma, América-RN e Brasiliense foram abraçados para a Série C.


Com situação semelhante na tabela, também não houve domínio claro de um sobre o outro em campo. A diferença entre América-RN e Brasiliense foi a sorte. Aos 16 minutos, a trave direita do goleiro Tutti impediu o gol de cabeça de Santiago, após cobrança de falta na área. E o que levou susto aos potiguares terminou em gol para os donos da casa.

No contra-ataque, os americanos trabalharam bem a bola e, rapidamente, deixaram Wanderson Cafu para fazer cruzamento da direita. Após furar a bola, Marcelo Brás, caído, conseguiu empurrar a bola para as redes e fazer 1 a 0. Aliás, o lado ocupado pelo lateral-esquerdo Dieguinho, substituído no final da primeira etapa, foi o ponto vulnerável do Jacaré. E foram muitas as vezes em que o Dragão avançou por este flanco.

A mesma trave do goleiro do América-RN apareceria de novo aos 41 minutos, para parar o chute de longe disparado por Adriano Felício. E os comandados do técnico Andrade não criaram mais do que isso. Aloísio e Djavan foram coadjuvantes. O candidato a vilão que frustraria os planos do treinador era o meia Ferrugem, expulso aos 3 minutos da etapa final. Ele levou o segundo amarelo após entrar de sola em dividida.

Já o final feliz do América-RN era atrapalhado pelas vitórias de Vila Nova e Guaratinguetá, que também buscavam se garantir na Série B. Mas o uruguaio Acosta, que acabara de entrar, apareceu na área de surpresa aos 23 minutos e empatou. Após cobrança de escanteio, ele se jogou na bola e finalizou como deu. Quase ao mesmo tempo, o Vila Nova levou o gol de empate do São Caetano no Serra Dourada.

O Jacaré precisava, então, de um gol. E aos 29, Adrianinho mandou bola na trave após bater falta. Com a tensão no ar, o time de Andrade pressionava mesmo com um jogador a menos. E a recompensa veio aos 36. Adrianinho apareceu novamente, livrou-se da marcação de Saulo e cruzou. Djavan, sozinho na área, finalizou de direita. Mas as más notícias vinda de Goiás - o 2 a 1 do Vila Nova - e de Curitiba - Guaratinguetá 3 a 2 sobre o Coxa - chegaram a Natal.

As expressões dos expulsos Bebeto, do Brasiliense, e Éverton, do América-RN, dava a noção do destino que viria: Série C para ambos.




AMÉRICA-RN 1 x 2 BRASILIENSE

Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 27/11/2010
Horário: 17h
Árbitro: Paulo César Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho-SP e Alessandro Alvaro Rocha de Matos-BA

Cartões Amarelos: Éverton (AME); Ferrugem, Thiaguinho e Bebeto (BRA)
Cartões Vermelhos: Éverton (AME); Ferrugem e Bebeto (BRA)
GOLS: Marcelo Brás, 16'/1ºT (1-0); Acosta, 23'/2ºT (1-1); Djavan, 36'/2ºT (1-2)

AMÉRICA-RN: Tutti; Wanderson Cafu, Cléber, Robson e Airton; Eliélton (Saulo, 39'/1ºT), Éverton, Vélber (Adalberto, 23'/2ºT) e Rone Dias; Marcelo Brás e Washington (Vavá, 29'/2ºT). Técnico: Dado Cavalcanti.

BRASILIENSE: Eduardo; Cicinho, Santiago, Fábio Braz e Dieguinho (Bebeto, 46'/1ºT); Luciano Totó (Adrianinho, 11'/2ºT), Ferrugem, Thiaguinho e Adriano Felício (Acosta, 20'/2ºT); Aloísio Chulapa e Djavan.Técnico: Andrade.