LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 30 de novembro de 2010

O que está acontecendo com o futebol paulista???

Sinto saudade da época que o futebol paulista era o centro das atenções do Brasil, não que o Paulista não seja (de longe) o estadual mais disputado do Brasil, mas vamos re-lembrar...
Pegamos como base a temporada de 2010, tinhamos na Série A: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Guarani e Grêmio Prudente. 6 times, sendo os 4 grandes de São Paulo, mais um de Campinas, e mais um de Presidente Prudente. Ano que vem, só teremos os 4 grandes, visto que Guarani e Prudente já cairam na série B e NENHUM subiu!
Em vista de 2001, é um numero bem pequeno, dos 28 times, o Estado de São Paulo tinha 9! Os 4 grandes, mais São Caetano, Ponte Preta, Portuguesa, Guarani e Botafogo (de Ribeirão Preto) que na oportunidade, caiu pra série B! Sem ter o apoio necessário por parte de Marco Polo Del Nero e seus aliados, Guarani e Grêmio Prudente foram rebaixados da elite. E o pior, na Série B, Santo André (Outro que já foi da Série A), caiu pra série C, se eu não estiver enganado, mais uma vez NENHUM paulista subiu da série C pra B!
O desacaso da FPF com o futebol paulista fica evidente e não é preciso ir muito longe para se perceber tal fato. Em 2006, o futebol paulista contava com seis representantes, já que além dos quatro principais times do Estado, ainda tinha Ponte Preta e São Caetano, que acabaram rebaixados e, desde então, lutam para retornar à elite nacional. Apesar disso, essa foi, ainda, a primeira vez que a competição foi disputada com 20 times, já que a cada ano era diminuido dois integrantes.
Em 2004, o número de paulistas era ainda maior: sete paulistas. O motivo foi a inclusão do Guarani, que seria rebaixado naquele ano, mas a competição tinha 24 times. Em 2002, o Estado de São Paulo tinha oito representantes (São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, São Caetano, Guarani e Ponte Preta). Naquele ano, dois foram rebaixados para a Série B de 2003: Palmeiras e Portuguesa.
E agora? O que seria isso? O nivel do futebol paulista caindo como uma pedra...
Incompetência das diretorias dos times? Falta de organização na própria FPF? Algo que rola entre CBF x FPF? Ou o que?