LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Goiás: Rebaixado á série B em 2011



Com novo apagão e noite inspirada de Neymar, o Santos bateu o Goiás por 4 a 1 no Serra Dourada e rebaixou a equipe esmeraldina para a Série B. Com a goleada, a equipe da Baixada Santista quebrou a série de sete jogos sem vencer. Com a partida morna até metade do segundo tempo, Neymar resolveu dar uma dose de bom futebol e anotou três belos gols para o Peixe. Agora o camisa 11 é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com 16 gols.


Visando o duelo decisivo pela Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira contra o Palmeiras e com o rebaixamento praticamente certo, o Goiás foi a campo com o time misto. Sem Rafael Moura e Felipe, dupla de ataque titular esmeraldina, a missão de balançar as redes ficou com Otacílio Neto e Wendell Lira. Já o Peixe, mesmo sem grandes aspirações na competição, queria dar fim à série de sete jogos sem vitórias. Para isso, Marcelo Martelotte escalou força máxima e contava com a dupla Neymar e Zé Eduardo para voltar a triunfar.

O jogo

Mais uma vez o Santos cumpria tabela no Brasileirão e pela segunda vez seguida se deparava com problemas de apagão fora de casa. Com a forte chuva que caía no Serra Dourada, os refletores se apagaram momentos antes do início da partida. Resultado? Quase 40 minutos de atraso e jogadores se reaquecendo. Há duas semanas atrás, quando enfrentou o Atlético-MG em Sete Lagoas, o Peixe sofreu do mesmo problema. Na ocasião, as luzes da Arena do Jacaré se apagaram duas vezes durante o jogo.

Quando a bola rolou, sem ao menos tocar o hino nacional e com trégua da chuva, os gols não demoraram a sair. Melhor na partida e com a necessidade de vitória, o Goiás tomou a iniciativa do jogo. Após algumas boas jogadas de ataque, os donos da casa enfim abriram o placar aos 11 minutos. Marcelo Costa bateu escanteio pela direita, Ernando subiu no terceiro andar e testou firme para a rede de Rafael.

Clique aqui e confira imagens da goleada alvinegra


A alegria dos alviverdes durou pouco. Oito minutos depois o Peixe chegou ao empate com Danilo. O lateral-direito driblou um adversário e bateu cruzado no canto direito, sem chances para Harlei. Animado com o empate, os santistas cresceram no jogo. Aos 23, após cruzamento de Rodriguinho da esquerda, Edu Dracena na cara do gol acertou a trave direita adversária. Os visitantes voltaram a desperdiçar boa chance três minutos depois com Zé Eduardo. O atacante recebeu belo passe de Neymar, invadiu a área e bateu para fora.

Tomando conta do jogo, o Santos continuava criando e desperdiçando chances. Aos 35 foi a vez de Neymar falhar em mais uma finalização. A Joia recebeu passe de Zé Eduardo e bateu torto, longe da meta esmeraldina. Apesar da superioridade da equipe santista, o primeiro tempo acabou no 1 a 1.

Precisando da vitória para manter vivo o sonho de permanecer na Série A, o Goiás foi para cima do Santos no início do segundo tempo. Mesmo tendo amplo domínio na posse de bola, os donos da casa erravam muito nas jogadas ofensivas, facilitando para a defesa santista. Enquanto isso, o Santos assustava nos contra-ataques puxados por Neymar e companhia.

Quando o jogo estava morno e sem graça, Neymar resolveu fazer a diferença. Em contra-ataque, o atacante invadiu a área e foi derrubado por Rafael Tolói. Na cobrança do pênalti, a Joia marcou e espantou a sua má fase vivida em cobranças de penalidades. Três minutos depois, mais um baque para os esmeraldinos. Neymar recebeu, limpou a marcação e bateu consciente no canto direito de Harlei, era o terceiro do Peixe.

De três em três minutos? Mais uma vez Neymar! Para fechar o caixão dos goianos, rumo à Série B, o jovem talento santista resolveu fazer mais um e bota mais um nisso. Golaço! O camisa 11 recebeu a bola, passou pelo adversário e com muita frieza, encobriu o goleiro esmeraldino. Terceiro dele no jogo e agora 16 gols, Neymar assumiu a vice-artilharia do Brasileirão. Com a vitória sacramentada, a equipe da casa nada pode fazer.


Agora o Peixe volta a campo no próximo domingo, onde vai até Florianópolis para enfrentar o Avaí na Ressacada. Já o Goiás, vai até Sete Lagoas enfrentar o Atlético-MG na Arena do Jacaré.


FICHA TÉCNICA:
GOIÁS 1 X 4 SANTOS

Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/hora: 21/11/2010 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)

Cartões Amarelos: Wellington Saci, Valmir Lucas, Otacílio Neto (Goiás), Rodriguinho, Neymar (Santos)


Gols: Ernando, 11'/1ºT (1-0), Danilo, 19'/1ºT (1-1), Neymar, 31'/2ºT (1-2), Neymar, 34'/2ºT (1-3) e Neymar, 37'/2ºT (1-4)


GOIÁS: Harlei; Rafael Toloi, Valmir Lucas e Ernando; Douglas, Amaral, Carlos Alberto (Rithely, intervalo), Marcelo Costa (Bernardo, 39'/1ºT) e Wellington Saci; Wendell Lira (Éverton Santos, 23'/2ºT) e Otacílio Neto. Técnico: Artur Neto.

SANTOS: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Durval e Pará; Arouca (Roberto Brum, 23'/2ºT) , Rodriguinho, Adriano e Marquinhos (Felipe Anderson, 15'/2ºT); Neymar e Zé Eduardo. Técnico: Marcelo Martelotte.