LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coritiba: de volta á série A



Menos de um ano depois de cair para a Série B em uma partida marcada por muita violência contra o Fluminense no Couto Pereira, que inclusive interditou o estádio, a torcida do Coritiba pode cantar 'Eu voltei!.' e comemorar a nova fase, coroada com o acesso à Série A-2011 com quatro rodadas de antecedência. A vitória por 3 a 2 sobre o Duque de Caxais, em São Januário, ficará marcada na memória de todos os torcedores da equipe parananense.

Coritiba começa cheio de gás e abre dois, mas Caxias equilibra


O Coritiba começou com tudo. Tanto que com apenas um minuto de jogo abriu o placar. O volante Léo Gago bateu falta do meio da rua e contou com a falha do goleiro Lopes para colocar o Coxa em vantagem. Era o acesso se aproximando.

Aos dez minutos, a primeira chance do Duque de Caxias. Lenílson soltou a bomba de fora da área e a bola explodiu no travessão de Edson Bastos.

Um minuto depois, foi a vez do Coxa acertar o travessão. Marcos Aurélio bateu falta pela esquerda, pelo alto, e a bola foi de encontro ao poste tricolor, assustando o goleiro Lopes.

Mais adiante, o rápido atacante André Luis ganhou na velocidade, entrou na área e cruzou. O apoiador Leandro Chaves precisava apenas empurrar a bola para o gol, mas furou e desperdiçou a melhor chance do Caxias na primeira etapa.

E como já dizia o ditado de que quem não faz leva, aos 20, bombardeio para cima de Lopes. O goleiro conseguiu segurar dois chutes, mas no terceiro rebote, Enrico acertou a trave e a bola voltou novamente para seus pés. Desta vez o apoiador não perdoou, ampliando para os paranaenses.

Mas o Caxias não se deu por vencido e buscou o jogo. Resultado: diminuiu o placar ainda aos 32. E a direita, que vinha sendo a principal via dos ataques cariocas, serviu mais uma vez. Após boa jogada e cruzamento de Amaral, o artilheiro Somália completou livre de cabeça, fazendo renascer a esperança carioca.

E foi assim que terminou o primeiro tempo. Um Caxias melhor, pressionando e tentando valer o mando de campo contra um Coritiba que abriu dois gols e recuou no final.
Caxias quase acaba com festa, mas Marcos Aurélio garante no fim


O segundo tempo começou diferente do primeiro. Um jogo truncado e com muitas faltas fez com que os times criassem poucas oportunidades.

Tanto que o primeiro lance de perigo saiu apenas aos 14 minutos, em chute forte de fora da área de Mancuso, defendido com segurança por Edson Bastos.

O Coritiba respondeu em seguida. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Jeci dentro da área, mas o zagueiro chutou fraco e o goleiro Lopes, bem colocado, defendeu.

E o Caxias não desistia do empate. O apoiador Leandro Chaves puxou contra-ataque aos 20 e soltou uma bomba de fora da área, para grande defesa do goleiro Edson Bastos.

O Coritiba, muito pressionado, sentia claramente a falta de seus armadores Enrico e Rafinha que saíram, respectivamente, no intervalo e aos 7 da segunda etapa para as entradas de William e do experiente Tcheco.

E como todo momento importante pe feito de emoção, com o Coxa não poderia ser diferente. Aos 41, Frontini tentou estragar a festa paranaense deixando tudo igual, de cabeça, em São Januário.
Mas a certeza do acesso era tão grande que Marcos Aurélio não queria acabar com a alegria da torcida e tratou de marcar aos 44 e carimbar de vez as cores do Coritiba na Série A-2011 (foto à direita). Ele completou linda jogada de Tcheco, que fez fila na defesa do Caxias.

No final, os torcedores puderam gritar "Ão, ão, ão, primeira divisão", mesmo longe do Couto Pereira. Mas eles podem ficar tranquilos pois a festa está marcada para a próxima rodada, sábado, contra o Figueirense, no estádio.

FICHA TÉCNICA
DUQUE DE CAXIAS 2 X 3 CORITIBA

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 09/11/2010 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: José Reinaldo do Nascimento (DF) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Renda e público: R$ 4.170,00 / 513 presentes
Cartões amarelos: Lucas Mendes, Leandro Donizete e Edson Bastos (CFC)
GOLS: Léo Gago 1/1ºT (0-1), Enrico 20/1ºT (0-2), Somália 32/1ºT (1-2), Frontini 41/2ºT (2-2) e Marcos Aurélio 44'/2ºT (2-3)

DUQUE DE CAXIAS: Lopes, Amaral, Gustavo, Edson e Paulo Rodrigues; Xaves (Frontini 29'/2ºT), Mancuso, Leandro Chaves e Lenílson (Juninho 16'/2ºT); André Luis (Danilo Rios 32'/2ºT) e Somália - Técnico: Gilson Kleina.

CORITIBA: Edson Bastos, Angelo, Jeci, Cleiton e Lucas Mendes (Dudu 16'/2ºT); Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha (Tcheco 7'/2ºT) e Enrico (William - Intervalo); Marcos Aurélio e Leonardo - Técnico: Ney Franco.