LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 8 de novembro de 2009

Corinthians 2x0 Santo André


Em uma tarde de Ronaldo, o Corinthians venceu o Santo André por 2 a 0, no Pacaembu, e afundou ainda mais o Ramalhão, que permanece na zona de rebaixamento. Com um gol, e uma assistência, o camisa 9 deixou Marcelinho Carioca na sombra, no estádio onde o eterno camisa 7 se cansou de brilhar.
Com Elias suspenso, Edno apareceu no ataque ao lado de Ronaldo e Jorge Henrique. Comandado por Defederico, as primeiras oportunidades de gol foram do Corinthians. Nos primeiros dez minutos, o argentino e Edno chegaram com perigo no gol de Neneca.
Com Edu e Boquita, o Corinthians apareceu com um meio-de-campo mais organizado, bons passes e boa marcação, porém sem a chegada de Defederico, e com as boas antecipações de Cesinha, a ligação entre meio-de-campo e ataque não aconteciam. As principais ações ofensivas seguiam com Edu, firme na marcação, buscando o jogo e preciso nos passes. Já o Ramalhão buscou as bolas na área adversária, porém sem representar grande perigo para o gol de Felipe.
O principal sofrimento do Corinthians foi nas laterais, já que o meio-de-campo apresentava consistência. Pela direita, Marcelinho Carioca colocou Nunes e Wanderley diversas vezes na cara de Felipe, seja pelo alto, ou pela troca de passes com Nunes. Pelo o outro lado, Jucilei, atento, sofria com alguns avanços de Ávine, que não caprichava na conclusão do lance e contava Chicão e Edu impedindo as jogadas.
Com jogo morno e muitos erros de passes, alguém teve de chamar a responsabilidade. E quem brilhou, para variar, foi Ronaldo. Edu deu um carrinho, recuperou a bola, e deu passe para o camisa 9. Na entrada da área, aos 35 minutos, o Fenômeno pedalou na frente de Cesinha, e chutou forte de perna esquerda, no ângulo de Neneca. Foi o 22º gol do Fenômeno na temporada, faltam 8 para a meta do camisa 9 de 30 gols.
Após o gols o Corinthians passou a ser mais agressivo. Em outra bela jogada, Ronaldo colocou no meio das pernas de Cesinha, mas ninguém se aproximou e a jogada não teve sequência.
O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma formação do primeiro, logo, com a mesma organização. Defederico voltou mais esperto e chegou duas vezes com perigo ao gol de Neneca. Na primeira, driblou Marcel, que escorregou, mas na finalização a bola desviou no zagueiro, e na segunda colocou Jorge Henrique de frente para o gol, mas o atacante se enrolou com Neneca.
Por outro lado, as laterais continuavam dando as melhores chances para o Santo André. Júnior Dutra e Rômulo ganhavam todas de Balbuena. Ora pela troca de passes, ora pelos cruzamentos. Paulo André, firme, cuidou de fazer a cobertura.
Em uma jogada de contra-ataque, Jorge Henrique insistiu no lance, e em passe para Defederico, o camisa 10 chutou, mas a bola foi cuidadosamente para fora. Edno também teve sua chance, em jogada de Ronaldo e Jorge Henrique, mas o camisa 41 desperdiçou a chance. E foi só. A torcida passou a pedir Dentinho, e Mano Menezes ouviu.
E a dupla mostrou que tem mesmo entrosamento. Aos 31 minutos, Ronaldo recebeu na entrada da área, matou no peito e fez passe para o camisa 31. Dentinho foi esperto, e marcou um belo gol.
Ronaldo ainda teve duas boas oportunidades, numa delas, recebeu passe na linha de fundo, disparou mas foi desarmado por Cesinha, na outra saiu livre entre dois jogadores, mas se atrapalhou e não conseguiu concluir a jogada.
Nos instantes finais, o Santo André avançou diversas vezes, mas com uma finalização sofrível, não conseguiu marcar gol no Pacaembu. Mano Menezes terá trabalho para armar seu setor defensivo pelas laterais. Defederico deu lugar a Moradei, para reforçar a marcação no meio-de-campo, com isso as alas continuavam sendo a principal arma do Ramalhão
O Corinthians apenas administrou os momentos final da partida, mesmo sofrendo pressão do Santo André. Com a vitória, o time de Mano Menezes termina em 8ª lugar na tabela, e perde Jorge Henrique, que recebeu terceiro cartão amarelo, e não enfrentará o Avaí, na Ressacada. Já o Santo André permanece na zona de rebaixamento, com apenas 35 pontos, e tem jogo difícil, contra o Goiás, no Serra Dourada.
FICHA TÉCNICA:CORINTHIANS 2 X 0 SANTO ANDRÉ

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)Data/hora: 8/11/2009 - 16h (de Brasília)Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)Renda/público: R$ 543.611,50 / 16.300 pagantesCartões amarelos: Jorge Henrique (COR), Cesinha (STA);
GOLS: Ronaldo 36'/1ºT (1-0) e Dentinho, 31'/2ºT (2-0)

CORINTHIANS: Felipe, Jucilei, Chicão, Paulo André e Balbuena; Edu (Diego, 26'/2ºT); Boquita e Defederico (Moradei, 35'/35ºT), Edno (Dentinho, 15'/2T), Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes

SANTO ANDRÉ: Neneca, Rômulo, Cesinha, Marcel e Avine; Fernando (Pablo Escobar, 27'/2ºT), Júnior Dutra e Marcelinho Carioca; Camilo (Osny, 32'/2ºT), Nunes e Wanderley (Ricardo Goulart, 11'/2ºT). Técnico: Sérgio Soares