LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Vasco 0x0 Corinthians




No primeiro duelo pela classificação às semifinais da Copa Santander Libertadores, na noite desta quarta-feira, em São Januário, Vasco e Corinthians ficaram no zero, deixando a vaga para fase seguinte da competição em aberto. Se faltaram gols, sobrou lama depois da forte chuva que caiu no Rio de Janeiro.

Com o resultado na Colina, se o 0 a 0 se repetir semana que vem, no Pacaembu, o confronto será decidido nos pênaltis. Empate com gols dá a classificação para o Vasco.

No fim de semana, os dois clubes fazem suas estreias no Campeonato Brasileiro. O time carioca encara o Grêmio, em São Januário. Já o Corinthians enfrenta o Fluminense, no Pacaembu.

'ESPÍRITO DE LIBERTADORES'
Vasco e Corinthians entraram em campo com os mesmos times que foram escalados nos últimos jogos na Libertadores. Cristovão manteve a equipe que pegou o Lanús (ARG), e Tite não fez alterações nos 11 titulares que pegou o Emelec (EQU). E a etapa inicial foi de muita marcação e aposta nos contra-ataques. Pelo lado cruz-maltino, como de costume, o lado direito e a velocidade de Eder Luis eram explorados. O time do técnico Tite, por sua vez, tinha no atacante Emerson Sheik uma válvula de escape.
Com um jogo 'pegado' no meio de campo, as chances de gol não foram muitas. O mesmo já não pode se dizer das faltas. Além da forte marcação, o campo de São Januário também não contribuía. A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro fez com que o gramado ficasse irregular, escorregadio e cheio de lama.
A primeira vez que uma torcida chegou a se levantar e quase comemorar um gol foi apenas aos 37 minutos, quando o corintiano Alex cobrou falta com chute forte e Fernando Prass não conseguiu segurar. Ralf foi para o rebote, mas o árbitro marcou falta do volante corintiano no zagueiro Renato Silva.
Aos 41, foi a vez dos vascaínos chegarem perto de abrir o placar. Em cobrança de falta pela esquerda. Juninho obrigou o goleiro Cássio a fazer boa defesa. Já no último minuto, uma nova chance para o time visitante. Alessandro avançou sem marcação e chutou cruzado, mas Sheik não conseguiu o domínio da bola. Fim de primeiro tempo e nenhuma mudança no placar.
EMOÇÃO, MAS GOL QUE É BOM...
Na volta para o segundo tempo, Tite inverteu o lado de Emerson com Jorge Henrique. Porém, a mudança, logo nos primeiros minutos, não surtiu o efeito desejado, já que o Vasco continuava explorando a velocidade de Eder Luis nas costas da defesa. Mas, apesar das tentativas, quem chegou mais perto de abrir o placar foi o Corinthians. Aos 15 minutos, a bola sobrou para Ralf, que bateu e Fernando Prass defendeu com os pés. No rebote, Jorge Henrique chutou forte e Fagner salvou.
O time do técnico Cristovão Borges conseguia chegar ao campo de ataque, mas mostrava nervosismo no momento de finalizar as jogadas. O Timão, por outro lado, parecia esperar o momento certo para atacar.
O time da casa chegou a balançar a rede aos 25 minutos. Após bola levantada na área, Diego Souza cabeceou para a área e Alecsandro completou, fazendo São Januário explodir de alegria. Mas, em lance dificil, o árbitro apontou posição irregular do camisa 9, causando muita reclamação dos cruz-maltinos.
Logo depois, Cristovão Borges adiantou a equipe ao colocar Felipe e Carlos Alberto nas vagas de Juninho e Diego Souza, respectivamente. Os jogadores não se mostraram muito satisfeitos com a alteração. A partir de então, quase todos os jogadores do Corinthians atuaram no campo de defesa e o jogador do Vasco mais recuado era Rômulo, que ficava na intermediária de defesa.
O Cruz-Maltino buscava o gol, mas a defesa do Timão estava bem segura. Já nos minutos finais, com a entrada de Douglas e Elton, o Corinthians chegou a fazer pressão, mas sem sucesso.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 0 CORINTHIANS
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 16/05/2012 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Alessandro Rocha (BA) e Roberto Braatz (PR)
Público/renda: 17.259 pagantes / R$ 911.670,00
Cartões amarelos: Juninho, Nilton (VAS); Alessandro e Jorge Henrique (COR)