LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 1 de maio de 2012

Timão x equatoriano é pura emoção! Briga, avião no muro, massacre por 6 a 0...

Corintiano, é bom preparar o coração para fortes emoções nesta quarta-feira à noite, contra o Emelec, pelas oitavas de final da Libertadores. Afinal, quando o Timão encara um rival equatoriano, a chance de acontecer algo diferente é enorme.
Já teve de tudo! De briga generalizada numa época em que a violência não era comum, passando por avião sem freio que foi parar no muro do aeroporto e goleada incrível por 6 a 0 contra uma equipe que, poucos anos depois, conquistaria o título da competição sul-americana, chegando à possibilidade de se deparar com o chão tremendo, o último dos casos inusitados que envolvem o Timão quando o assunto é Equador.
É isso mesmo. Se Chicão, Ralf, Tite & Cia. tivessem chegado a Guaiaquil um dia antes – desembarque ocorreu na tarde de segunda-feira –, teria se deparado com dois abalos sísmicos — no sábado, de 5.0 na escala Richert; no domingo, de 4.4 –, registrados pelo Instituto de Geofísica.
Uma sina que começou em 1966, coincidentemente, contra o mesmo Emelec durante um quadrangular amistoso, que ainda teve as presenças de Flamengo e Barcelona (EQU). O Timão perdia por 1 a 0 quando Rivelino recebeu uma entrada duríssima. Irritado com o árbitro Leonardo Hidalgo, que nada fez, o meia retribuiu. O Estádio Alberto Spencer, que atualmente é um Centro Olímpico (foto), virou praça de guerra...
Onze anos depois, dois equatorianos manchariam a história alvinegra. Na Copa Libertadores de 1977, a equipe de Oswaldo Brandão conseguiu perder para El Nacional e Deportivo Cuenca, resultados que acabaram com a chance de classificação.
O Timão voltaria a jogar contra equatoriano em 1996 e, claro, com algo inusitado, que quase acabou em tragédia. Na decolagem para São Paulo, após a vitória sobre o Espoli, a aeronave patinou, saiu da pista e foi parar no muro, dando susto geral.
No último confronto, o "diferente" ficou por conta do placar. É difícil imaginar a LDU, campeã da Libertadores de 2008, sendo massacrada por 6 a 0? Pois, foi isso que o Corinthians fez contra os equatorianos em 2000.
Levando em consideração todo esse histórico e o retrospecto do Emelec contra brasileiros (uma vitória em 18 jogos), é possível cravar: um revés corintiano quarta-feira à noite sem dúvida seria o inusitado da vez.
MOMENTOS INUSITADOS DO TIMÃO CONTRA EQUATORIANOS

Briga generalizada
14/4/66 - Em partida contra o Emelec, durante um quadrangular amistoso, Rivelino se irritou após receber uma pancada, revidou e o gramado virou uma praça de guerra, com trocas de soco e pontapé entre os jogadores. Foi o único confronto entre Timão e Emelec em toda história, que se enfrentam amanhã. Partida foi no estádio Nacional, hoje desativado.

Derrotas vergonhosas
Libertadores de 1977 - Na 1ª fase da competição sul-americana, o Timão conseguiu o inusitado: perder para equatorianos que não conseguem ser protagonistas nem mesmo no próprio país: El Nacional e Deportivo Cuenca. Com os dois resultados negativos, a equipe do técnico Oswaldo Brandão não obteve pontuação suficiente para ultrapassar o Internacional, de Falcão.

Avião no muro
1/5/96 - Na volta a São Paulo, o avião da delegação corintiana derrapou na pista e só não foi parar nas ruas da capital Quito porque parou no muro. O desespero de atletas, membros da comissão técnica, diretores, torcida e jornalistas foi geral. Chovia forte no momento da tentativa de decolagem efetuada pelo comandante Cledir da Silva, no controle do Boeing 727-2B6.

Massacre no campeão
Libertadores 2000 - Dá para pensar na LDU, campeã das duas principais competições sul-americanas, perder por 6 a 0? Foi isso que a equipe de Oswaldo de Oliveira fez ainda na primeira fase daquele ano. No jogo do Equador, disputado no temível estádio Casablanca, mais um triunfo corintiano, por 2 a 0. Placar difícil de se ver nos dias de hoje. Bem difícil...
CORINTHIANS x EQUATORIANOS
10 jogos
7 vitórias, nenhum empate, 3 derrotas
27 gols pró e 7 gols contra

14/04/1966 Amistoso Emelec 1x0 Corinthians Guaiaquil
21/04/1966 Amistoso Barcelona 1x5 Corinthians Manágua
10/04/1977 Libertadores El Nacional 2x1 Corinthians Quito
13/04/1977 Libertadores Deport.Cuenca 2x1 Corinthians Cuenca
30/04/1977 Libertadores Corinthians 3x0 El Nacional São Paulo
04/05/1977 Libertadores Corinthians 4x0 Dep. Cuenca São Paulo
01/05/1996 Libertadores Espoli 1x3 Corinthians Quito
08/05/1996 Libertadores Corinthians 2x0 Espoli São Paulo
03/03/2000 Libertadores Corinthians 6x0 L.D.U. São Paulo
11/04/2000 Libertadores L.D.U. 0X2 Corinthians Quito