LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Emelec 0x0 Corinthians




Que susto, Timão! Em um jogo de arbitragem para lá de polêmica, o Corinthians conseguiu um importante empate por 0 a 0 contra o Emelec (ECU), em Guaiaquil, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com um jogador a menos desde o começo do segundo tempo, os corintianos suportaram a pressão dos donos da casa. Agora a decisão fica para o Pacaembu.
Quem vencer o duelo da próxima quarta-feira fica com a vaga para as quartas. No caso de empate com gols, o time equatoriano avança. Um novo 0 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

A aposta do Timão em Guaiaquil era o contra-ataque. Um dia antes do duelo, Tite fez um treino específico com Jorge Henrique e Emerson Sheik, que atuam abertos na linha de três meias do 4-2-3-1. O comandante apostava na velocidade da dupla para marcar gols fora de casa. Já pelos lados do Emelec, as esperanças estavam voltadas para o atacante Figueroa. Com três gols na fase de grupos, o argentino é arma letal nas jogadas aéreas.
O jogo
A primeira etapa foi bastante equilibrada. Recuado, o Corinthians suportou bem as tentativas de pressão dos equatorianos nos minutos iniciais. Chicão e Leandro Castán, atentos à frente da área, se destacavam pelos cortes precisos. Como era esperado, o Emelec limitava-se a cruzar bolas na área. Era chegar um poquinho mais perto da área, que lá vinha chuveirinho...
Com o passar do tempo, os corintianos se soltaram mais. Emerson Sheik, aberto pela esquerda, passava a ser a válvula de escape alvinegra. As principais chances vieram por ali. Em uma delas, aos 35, ele fez bela jogada individual e tentou surpreender o goleiro Dreer. O chute firme passou perto da meta.
Com alguns escanteios e faltas pelos lados do campo, o Timão também se arriscava nos cruzamentos. Em um deles, Castán quase completou de cabeça. Marcando muitas faltas para o time da casa, que cansou de levantar bolas ofensivas de todas as partes do campo, o árbitro colombiano José Buitrago também era motivo de reclamações por parte do Corinthians.
O controle do jogo que os alvinegros tiveram no primeiro tempo foi para o espaço. Precisando do resultado, os equatorianos foram para a pressão. Irritado com a arbitragem, o Timão começou a se perder no jogo. O nervosismo veio à tona aos 7 minutos. Jorge Henrique fez falta, tomou seu segundo amarelo e foi para o chuveiro. As coisas ficavam mais difíceis...
Na pressão, o time da casa quase chegou ao primeiro gol com Valência. O meia bateu com firmeza a falta e a bola foi no travessão de Cássio.
E os cruzamentos continuavam. Com eles, o goleiro corintiano começou a se destacar na partida. Muito seguro, o camisa 24 ganhou todas as bolas pelo alto. Ainda deu tempo de Cássio fazer linda defesa à queima-roupa aos 38. Apesar da grande pressão até os minutos finais, o Timão conseguiu sair com o empate. A decisão fica para o Pacaembu, na próxima quarta-feira.
FICHA TÉCNICA
EMELEC (EQU) 0X0 CORINTHIANS
Local: George Capwell, Guayaquil (EQU)
Data/Hora: 2/5/2012 – 21h50 (de Brasília)
Árbitro: José Buitrago (COL)
Assistentes: Abraham González (COL) e Wilson Berrío (COL)

CARTÕES AMARELOS: Leandro Castán, Chicão, Danilo, Willian, Emerson Shiek e Edenílson (Corinthians) Gaibor e Achilier (Emelec)
CARTÕES VERMELHOS: Jorge Henrique (Corinthians)
RENDA E PÚBLICO: não disponíveis
EMELEC: Dreer; Carlos Quiñonez; Achilier, José Quiñonez e Bagui; Valencia, Pedro Quiñonez, Gaibor (Mera, 9'/2ºT) e Giménez (Mena, 29'/2ºT); Mondaini (De Jesus, 19'/2ºT) e Figueroa. Técnico: Julio Marcelo Fleitas.
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Danilo (Alessandro, 39'/2ºT) e Emerson Sheik (Elton, 34'/2ºT); Willian (Alex, 13'/2ºT). Técnico: Tite.