LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Corinthians 0x1 Ponte Preta



Ponte Preta é, definitivamente, uma visitante indigesta neste Campeonato Paulista. Pela segunda vez, a equipe de Campinas surpreende um clube grande fora de casa e a vítima, desta vez, foi o antes invicto Corinthians, que sucumbiu diante da Macaca por 1 a 0, jogando no Pacaembu, na noite desta quarta-feira.

O gol de Éverton Santos lembrou a ocasião em que a Ponte Preta surpreendeu o São Paulo no Morumbi, no dia 22 de janeiro, com gol de Tiago Luís.


Mesmo com o resultado, o Timão se mantém na liderança com 25 pontos. A diferença para o Santos é de apenas um gol - o saldo de gols do Timão é de 16 gols positivo contra 15 da equipe santista. Há ainda a possibilidade do São Paulo tomar a primeira posição do Corinthians caso vença o Ituano por uma diferença de, no mínimo, seis gols.


A Ponte, por sua vez, ganhou a posição do Mirassol e do Tricolor, que ainda joga nesta quinta-feira, e dorme na quarta colocação com 24 pontos. A Macaca completou dez partidas sem derrota no Estadual.


MACACA QUE APRONTA


Sem seu melhor jogador - Renatinho, que fora liberado horas antes do jogo para acompanhar o nascimento de sua filha em Campinas - a Ponte começou o jogo sofrendo com as investidas rápidas do Timão.

Logo a 8 minutos, Liedson tocou de calcanhar para Paulinho, que invadiu a área e chutou rasteiro para fora.


Mas as duas equipes marcavam muito e travavam as ações na intermediária. Para furar a muralha campineira, Dentinho apostou nas jogadas pelos flancos. Era o caminho para o Timão botar fogo no jogo. Aos 24, ele invadiu a área pela esquerda e cruzou para Liedson, que se antecipou ao goleiro e tocou para fora.

Já aos 33 minutos quem fez a jogada de linha de fundo foi Morais, que tocou para trás e Dentinho finalizou rasteiro, com perigo.

Mas a Ponte mostrava por que se mantinha há 9 rodadas sem derrotas no Paulista e segurou o ataque corintiano como pode.

E se o ataque campineiro também não funcionava, tinha quem finalizasse pela Ponte. Como assim? Pois Guilherme, aos 2 minutos da etapa final, fez jogada pela direita, cruzou fechado e quem carimbou a trave em grande estilo foi Alessandro. Pânico no Pacaembu. A bola, caprichosamente, tocou na trave, voltou para o meio da área e a defesa afastou. Que susto!


Dez minutos depois, no entanto, a Ponte não precisou mais da ajuda de Alessandro e abriu o placar. Éverton Santos recebeu na entrada da área e chutou. Julio Cesar ainda espalmou, mas para a própria meta. Era o gol da Macaca.


Dentinho tentou recolocar o Timão no jogo, após grande lance aos 19 minutos. Tite, por sua vez, apostou em Edno no lugar de Morais. O atacante mostrou serviço aos 23, quando desperdiçou boa chance dentro da área.

Mas o Corinthians não lograva sucesso nas investidas ao ataque. Diante de 11 homens da Ponte postados no campo de defesa, o Timão apelou para a jogada aérea. Aos 47, o último suspiro foi de Leandro Castán, cuja cabeçada explodiu na trave de Bruno, para desespero da torcida corintiana.


Único invicto remanescente no Campeonato Paulista até o início da partida, o Timão vê, na noite desta quarta-feira, sua primeira derrota na competição.


Agora, a Ponte Preta volta a campo para enfrentar o Grêmio Prudente em Campinas, no sábado (12). Já o Timão visita o Mirassol no domingo (13), em jogo entre líderes do Campeonato Paulista.


FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 0X1 PONTE PRETA

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 8/3/2011 - 21h50
Árbitro: Philippe Lombard
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Marco Antonio de Andrade Motta Junior
Renda/público: R$ 354.996,50 / 12.126 pagantes
Cartões amarelos: Fábio Santos, Ramírez (COR); Ricardinho, Ferron, Leandro Silva, Mancuso (PON)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Éverton Santos, 12'/2ºT (0-1)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro (Willian, 35'/2ºT), Wallace, Leandro Castán e Fábio Santos (Luís Ramírez, 28'/2ºT); Ralf, Paulinho, Morais (Edno, 19'/2ºT) e Bruno César; Dentinho e Liedson. Técnico: Tite.

PONTE PRETA: Bruno; Guilherme, Leandro Silva, Ferron e João Paulo; Josimar, Mancuso (Gerson, 41'/2ºT), Gil e Ricardinho (Tiago Luís, 25'/2ºT); Márcio Diogo (Válber, 28'/2ºT) e Éverton Santos. Técnico: Gilson Kleina.