LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

terça-feira, 11 de maio de 2010

Sem rodízio, Timão é melhor que Santos e Barcelona (ESP)

Definitivamente, o rodízio de jogadores fez mal ao Corinthians. Muito mal, diga-se de passagem. Pelo menos, é isso que mostra a diferença de aproveitamento da equipe de Mano Menezes com a excessiva mudança dos titulares e o que foi alcançado posteriormente, após o fim das experiências do treinador.

Durante o período de intensas mudanças, o aproveitamento foi de 57,8%, contabilizando os jogos do Paulistão e da Libertadores (nove vitórias, seis empates e quatro derrotas). Após o término do rodízio, o Timão disputou nove partidas, com oito triunfos e uma derrota.

O aproveitamento de 88,8% dos pontos é maior do que o alcançado por concorrentes brasileiros ao longo da temporada, inclusive, do festejado Santos. Boa parte dos clubes europeus também não conseguiu um aproveitamento tão bom em 2010 (veja listas mais abaixo).

A última partida com o famigerado rodízio ocorreu em 24 de março, na derrota para o Paulista de Jundiaí, por 1 a 0, na Arena Barueri. Naquela noite de péssimo futebol, a equipe atuou com os dois zagueiros reservas (Paulo André e Leandro Castan) e o desacreditado Morais na armação das jogadas.

Alguns titulares absolutos, como Dentinho e Jucilei, não jogaram. O volante, aliás, foi colocado no banco de reservas sem qualquer motivo aparente. Após a derrota para o Paulista, a equipe saiu do G4 e jamais conseguiu voltar, ficando fora da disputa da fase semifinal.

Após o término do rodízio, São Paulo, Cerro Porteño (PAR), Ituano, Rio Claro, Racing de Montevidéu (URU), Medellín (COL), Flamengo e Atlético-PR sucumbiram diante do Corinthians. Os cariocas, porém, foram os responsáveis pela única derrota nesse período pós-rodízio. Revés esse, aliás, fundamental para o fim do sonho na Libertadores.

A queda precoce do Timão faz com que essa evolução da equipe de Mano seja escondida do noticiário e da mente dos torcedores.

– Estamos numa evolução. Nos últimos jogos, a equipe mostrou bom futebol e conseguiu a maioria dos resultados – lembrou Mano.

O sonho da Libertadores 2011 volta à tona com o início do Brasileirão e, principalmente, com a manutenção desse bom futebol.

COM RODÍZIO (57,8%)

19 JOGOS
9 VITÓRIAS
6 EMPATES
4 DERROTAS


SEM RODÍZIO (88,8%)

9 JOGOS
8 VITÓRIAS
1 DERROTA


TEMPORADA 2010 (no futebol brasileiro)

Botafogo - 81,1%
Grêmio - 79,3%
Santos - 75%
Flamengo - 71,6%
Fluminense - 68%
Atlético-MG - 66,6%
Internacional - 66,6%
Cruzeiro - 66,6%
Vasco - 64,6%
São Paulo - 57,7%


TEMPORADA 2010 (principais ligas nacionais pelo mundo)

Barcelona (ESP) - 86%
Benfica (POR) - 84,4%
Twente (HOL) - 84,3%
Rangers (ESC) - 76,3%
Chelsea (ING) - 75,4%
Fenerbahçe (TUR) - 73,7%
Inter (ITA) - 71%
Bayern Munique (ALE) - 68%
Olympique (FRA) - 67%