LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 27 de maio de 2010

1912 - O primeiro troféu

Com pouco mais de 99 anos de existência de Sport Club Corinthians Paulista, o Memorial do clube abriga 1.038 troféus de conquistas e, por incrível que possa parecer, a primeira taça erguida pelo clube não foi com o futebol.

Foi em 1912, em uma corrida realizada no Parque Antarctica, local onde hoje está o Palestra Itália, estádio do maior rival, o Palmeiras. Isso mesmo, caro leitor, a primeira taça corintiana foi conquistada em frente à casa do seu grande rival.

A Unione Vigiatore Italiani (União dos Viajantes Italianos) foi oferecida pela colônia italiana no Brasil, em uma corrida de revezamento de 10km, vencida pela equipe formada pelos corintianos Batista Boni, João Collina e André Lepre.

Após “inaugurar” a sala de troféus, as conquistas e a torcida corintiana só aumentaram. O suado título paulista de 1977, os quatro Campeonatos Brasileiros e o primeiro Campeonato Mundial da Fifa em 2000 foram muito importantes para História do clube, mas a primeira vez em que o campeão dos campeões foi realmente campeão, foi longe dos gramados do futebol.

Passado x Presente

Para celebrar a primeira conquista alvinegra, a equipe de reportagem do LANCE! levou a taça ao local onde foi conquistada. E para erguê-la novamente em um ato simbólico, membros atuais do pedestrianismo corintiano.

Surpresos, a treinadora Betânia, as atletas Lilian Gigante, Elizia Silva, Marcília Oliveira e João Carreira, além de Tânia, a “guardiã” da taça, se emocionaram ao saber que a primeira conquista do Timão veio do pedestrianismo, esporte ao qual tanto se dedicam.

Hoje, cerca de cem atletas praticam o esporte no clube, na equipe chamada “Corre, Corinthians”. O esporte voltou ao clube em 2008, quando o presidente Andrés Sanchez aprovou o projeto do “Corre”.

Todo ano, no aniversário do clube, uma prova é disputada. Em 2010 ela será ainda mais especial.




A Taça - Unione Vigiatore Italiani
Pedestrianismo
A taça foi conquistada em 29 de dezembro de 1912, em uma corrida de revezamento pelos atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre.

2 kg é o peso da taça, feita de alpaca.
10 km Tinha o percurso da prova.




História de glórias

As mais recentes
As taças do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2009 e a Taça dos Invictos (no Paulistão) foram as últimas conquistadas pelo Corinthians.

Futebol Profissional
No total, o Memorial do Corinthians abriga hoje 131 trófeus do futebol.

Outros Esportes
Em outra sala de troféus, as outras 907 conquistas do Timão estão armazenadas.



Retrospecto do Timão – 1912

Alguns jogos não foram registrados. Segundo o historiador Celso Unzelte, foram 12 partidas, mas só seis delas foram documentadas: quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Curiosidades de 1912

9 de abril
Nasce Mazzaropi, grande ator, diretor e humorista do cinema brasileiro.

14 de abril
É fundado o Santos Futebol Clube.
O transatlântico Titanic afunda em sua viagem inaugural para Nova Iorque e mata mais de 1.500 pessoas.

30 de abril
É fundado o América F. C. (MG).

6 de julho
Nasce Adoniran Barbosa, grande compositor da música brasileira.

19 de dezembro
É fundada a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, atual Faculdade de Medicina da USP.