LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 30 de maio de 2010

1915 - De volta á varzea

No ano de 1915, o Corinthians enfrentou a maior dificuldade em sua sua gloriosa trajetória no futebol paulista. Como havia sido campeão invicto – com certa facilidade – da Liga Paulista no ano anterior, o Timão buscava maiores desafios.

Pensando nisso, abandou a Liga e tentou ingressar na Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), mais badalada e elitizada na época. Entretanto, como tinha uma equipe formada por operários, realmente um time do povo, sua inscrição foi recusada, assim como o retorno à Liga Paulista. Resultado: o clube ficou um ano inteiro sem disputar uma competição.

Como não disputaria nenhum campeonato, o assédio aos jogadores corintianos foi grande. Seus craques foram emprestados. Neco foi para o Mackenzie, Police e Amílcar, para o Ypiranga, entre outros.

Contudo, na tentativa de manter a existência do clube, a diretoria ainda manteve o Corinthians disputando amistosos na várzea paulista durante o ano.

Como prova de força e também da injustiça que havia sofrido, em um desses amistosos o Timão venceu o A. A. Palmeiras, campeão da Apea, liga que recusara a inclusão do Alvinegro.

Durante as partidas que disputou, o Time do Povo não sofreu nenhuma derrota sequer, ficando invicto por mais um ano.

Lealdade
Mesmo emprestados a outros clubes, jogadores como Neco participaram dos amistosos do time.