LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 26 de maio de 2010

1911 - Um ano perdido

Pouco tempo após seu nascimento, o Corinthians já dava seus primeiros passos para atingir sua grandeza, mas uma parte dessa caminhada ficou perdida no passado.

Como era um clube de várzea, de bairro, os jogos da equipe, assim como as outras partidas de várzea que aconteciam na cidade, geralmente eram noticiados pelos grandes jornais, porém apenas no dia em que eram disputados, em geral aos domingos. Os jornais não acompanhavam o resultado das partidas e de muitas destas não se tem registros – nem se aconteceram de fato.

Esse problema histórico continuou em 1912, mas no ano seguinte o Corinthians já disputou seu primeiro Campeonato Paulista.

Com uma equipe formada basicamente por operários, o Corinthians passou a ganhar respeito na várzea paulista, quando passou a fazer seus primeiros compromissos futebolísticos fora da cidade de São Paulo.

1º jogo longe da capital
Em 17 de setembro de 1911, o Corinthians realizou sua primeira partida fora da cidade. Na verdade, as duas primeiras. No mesmo dia, os comandados do técnico e capitão Rafael Perrone foram a Campinas e venceram a Ponte Preta por 1 a 0, de manhã, no campo do Largo São Benedito, hoje Praça Pedro II.

À tarde outra vitória. Desta vez no campo da Rua José Paulino, venceu por 3 a 1 seu homônimo da cidade, o Corinthians Campineiro.

Vitorioso na primeira excursão, o Corinthians ainda disputou partidas em 1911 sob o comando de Rafael Perrone, porém é um período nebuloso da gloriosa História do Timão.

Corinthians 1 X 0 Ponte Preta

Corinthians: Casemiro do Amaral, Atílio e Onofre; Oscar, José e Police; Campanella, César Nunes, Nani, Jorge Campbell e Alfredo T: Rafael Perrone

Ponte Preta: Amparense, Luís e Roque; Duarte, Fernandes e Wadt; Fritz, Moraes, Burghi, Válter e Lili.

GOL: César Nunes
AMISTOSO VARZEANO
DATA: 17/9/1911 (de manhã)
ESTÁDIO: Campo do Largo São Benedito, Campinas (SP)
Fonte: “Almanaque do Timão”, do jornalista e historiador Celso Unzelte

Com a palavra
Celso Unzelte - Jornalista e historiador

"São registros fundamentais"

Dos clubes grandes, o Corinthians é o único de origem realmente popular, porque vem da várzea. Não é como o Paulistano, que era de elite, e o Palestra Itália, que tinha um jornalista entre os fundadores, tendo os registros nos jornais de colônia. Os jornais da época noticiavam apenas que o jogo iria acontecer, depois não voltavam no assunto. Recuperar esses dados seria fundamental, pois mexe com números da História, como o gol dez mil, por exemplo."

Retrospecto – 1911
Segundo os arquivos dos jornais daquele ano, o Corinthians jogou nove partidas em 1911, mas há registros de resultados de apenas três – vitórias contra Ponte, Corinthians de Campinas e União Lapa.