LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 18 de outubro de 2009

Comando da PM diz que mais inocentes podem ter morrido em confrontos no Rio

O comandante da Polícia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, reconheceu neste domingo que pode haver mais inocentes entre as 12 vítimas do confronto, no Morro dos Macacos, zona norte, no sábado (17), quando a PM combateu uma disputa entre traficantes rivais. Segundo ele, algumas vítimas podem ter sido classificadas equivocadamente como criminosas.
Ontem, a cúpula da Segurança Pública divulgou que a operação da PM no morro terminou com dois militares mortos e seis feridos, dez criminosos mortos, além de três moradores feridos. No entanto, contestado por famílias de vítimas, Mário Sérgio Duarte explicou que os números são preliminares e serão confirmados no decorrer das investigações.
"Essas coisas são esclarecidas com tempo. Num primeiro momento, vamos coletando as informações possíveis. Precisamos agora verificar a identidade de cada um. Sabendo da identidade, do local de onde partiram, onde residem e suas atividades normais do dia a dia é que vamos saber [se estavam envolvidos com o tráfico]", afirmou.
De acordo com o comandante, as informações foram divulgadas à imprensa para dar mais transparência ao trabalho da PM. "A particularização da informação de cada um [vítima] só vem com o tempo à medida que as investigações avançam. As informações eram iniciais, mas não podíamos sonegá-las, passamos à imprensa", afirmou ele, em relação à entrevista coletiva da cúpula da Segurança Pública, realizada ontem.
Neste domingo, o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, também informou que a invasão ao morro dos Macacos (zona norte) por traficantes rivais, na madrugada de ontem, aconteceu a pé e de forma gradual. A invasão provocou confrontos que provocaram a queda de um helicóptero da PM, após ser atingido por tiros; a aeronave explodiu após um pouso forçado.
O secretário já tinha informados que a polícia havia sido informada previamente sobre a possível invasão, mas destacou a dificuldade em impedir invasões do local devido a grande quantidade de acessos que possui o morro. Desde os confrontos, mais de 3.000 policiais militares e civis reforçam a segurança na região.
Hoje, policiais do Bope ocuparam ainda a favela do Jacarezinho nas buscas pelos envolvidos no confronto no morro dos Macacos. Duas pessoas morreram no tiroteio com a polícia. Foram apreendidas duas pistolas e 300 kg de maconha. Quatro homens que estavam em um carro roubado foram detidos na avenida Marechal Rondon.
A PM também faz uma operação no morro São João, atrás de traficantes que teriam morrido no confronto de ontem (17). De acordo com a PM, o Serviço de Inteligência da Polícia recebeu informações de moradores que haviam corpos de supostos traficantes no morro.