LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Corinthians irá enfrentar o Emelec - EQU nas oitavas da Libertadores




O Corinthians, que classificou-se como primeiro do Grupo 6 da Libertadores após golear o Deportivo Táchira por 6 a 0, no Pacaembu, conheceu na noite desta quinta-feira seu adversário nas oitavas de final da competição. O rival será o Emelec, do Equador, que surpreendeu na última rodada ao despachar os tradicionais Flamengo e Olímpia. Equipe aposta no jogo aéreo, mas é fraca tecnicamente.
> Confira abaixo um raio x da equipe equatoriana:

QUEM É
Nome
Club Sport Emelec (derivado da sigla formada pelas iniciais de Empresas Elétricas do Equador)
Fundação:
28/4/1929, em Guayaquil (EQU)
Principais títulos:
17 Campeonatos Equatorianos (1957, 1961, 1965, 1972, 1979, 1988, 1993, 1994, 2001 e 2002.)
O PALCO DO PRIMEIRO DUELO
Nome George Capwell
Ano de fundação
21/10/1945, em Guaiaquil (EQU)
Característica e capacidade
Estádio acanhado, com capacidade para cerca de 25 mil pessoas. Possui estruturas precárias e o gramado tem algumas irregularidades.
NA FASE DE GRUPOS
Segundo colocado do Grupo 2
Emelec estreou com vitória, mas depois perdeu três partidas seguidas. Mesmo assim, se recuperou no fim e se classificou.
Goleador
Luciano Figueroa, atacante argentino de 30 anos, é a principal arma do Emelec. Jogador experiente, com passagens por clubes da Itália, Espanha e Inglaterra, já marcou três vezes nessa Libertadores. Seu ponto forte é a bola aérea. Marlón de Jesus é outro nome que leva perigo na equipe equatoriana. Meia tem opções variadas, é criativo e perigoso.
Não impõe medo
O Emelec tem pouca expressão internacional. Apesar de ter 21 participações na Libertadores, o time nunca chegou à final do torneio. Além disso, diferentemente de boa parte das equipes equatorianas, os “Elétricos” não têm à seu favor a altitude, já que joga em Guayaquil e não em Quito. A zaga também é vulnerável e não passa confiança.
COMO JOGA
No alto e pelos lados
O Emelec costuma explorar muito as jogadas pelo alto. Por isso, aciona bastante os seus laterais, Mena e Valencia. Como o time sempre atua com linha de três zagueiros, os alas tem liberdade para atacar e costumam chegar à linha de fundo. Em casa, equatorianos costumam sufocar os adversário, marcar pressão e praticar os “chuveirinhos”. Para se ter uma ideia, contra o Flamengo, na primeira fase, foram 30 cruzamentos na área. Porém, time dá espaço para os contra-ataques e não tem defesa muito segura.

COM A PALAVRA
Gilbert Molina
Repórter do diário equatoriano “La Hora”
Principal arma do time são as jogadas aéreas
"Emelec é um time que já está entrosado. A base do time joga junto há cerca de cinco anos e esse ano ainda ganhou alguns bons reforços. O técnico Marcelo Fleitas vem bem também, é um ex-jogador. De início a torcida estava preocupada com o desempenho do time, principalmente depois das três derrotas nos quatro primeiros jogos. Entretanto, quando ganhou do Flamengo e do Olimpia, os torcedores se empolgaram. Luciano Figueroa é o grande ídolo da torcida. O argentino chegou ao Emelec esse ano, mas já cativou a todos com gols importantes e atuações decisivas. O ponto forte da equipe são as jogadas pelas laterais e os cruzamentos na área. Portanto, é preciso tomar cuidado na bola aérea."
MOMENTO DO RIVAL
No Nacional
Emelec disputa o título do Campeonato Equatoriano. Mesmo com um jogo a menos, está em terceira, apenas três pontos atrás do Independiente, que é o líder. Ainda restam onze rodadas.
Últimas Libertadores
No ano passado, Emelece foi eliminado na primeira fase. Time caiu no mesmo grupo de Internacional, Jaguares e Jorge Wilstermann e acabou em terceiro, com oito pontos. Em 2010 a campanha foi ainda mais pífia. O time não conseguiu uma vitória sequer no torneio e acabou na última posição, com dois pontos.