LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chelsea 1x0 Barcelona - Liga dos Campeões






Castigo ou injustiça são palavras que não existem no futebol. Nesta quarta-feira, o Chelsea teve apenas uma raríssima chance para fazer 1 a 0 no Barcelona em Stamford Bridge, e não desperdiçou. Sendo assim, precisa de apenas um empate na próxima terça-feira, no Camp Nou, para ir à final da Liga dos Campeões da Europa.

O resultado também permite aos Blues a conquista da vaga com derrota por um gol de diferença, contanto que marque pelo menos um gol (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3). Se o time inglês perder pelo placar mínimo e não marcar na Catalunha, a semifinal será decidida no tempo extra ou até nas penalidade máximas.
O JOGO

Do ponto de vista da posse de bola ou das chances criadas, o primeiro tempo foi um monólogo. Havia apenas um ator no palco. O Barcelona tocou a bel prazer, fez inversão de jogo e criou três oportunidades claras para fazer o primeiro. Sanchéz fez a bola beijar a trave. Cech espalmou porrete de Iniesta e Ashley Cole tirou um gol certo de Fàbregas.

O ponto fraco foi a atuação de Daniel Alves, que deixou um corredor numa péssima hora e errou todos os chutes e cruzamentos tentados.

Messi tentou carregar a bola e partir com ela dominada até a área. No entanto, acossado pela marcação da dupla de zaga dos Blues, não conseguiu brilhar como em outras partidas e perdeu a bola num lance capital.

Do ponto de vista tático, o Chelsea foi mais eficaz. Resistiu bravamente nos primeiros 45 minutos, tentou alguns chutões e jogou no contragolpe. Tinha consciência de que, em algum momento, pegaria a defesa rival desprevenida. E foi justamente no último lance: Lampard desarmou o melhor do mundo e largou Ramires na ponta esquerda. O brasileiro disparou e passou a redonda para o solitário Drogba. A conclusão foi em cima de Valdés, mas o importante era a bola lá dentro. Não importa se fora plástico ou não.

O valente atacante marfinense teve apenas um lance. E matou. Prova de que quanto mais velho melhor.

O enredo não mudou depois da volta do intervalo. O Chelsea continuou plantado atrás da bola e povoando o meio de campo com cinco jogadores. O Barcelona, com seus 70% de posse de bola, seguiu tocando a bola de um lado para o outro em frente à parede azul. Às vezes conseguia uma ou outra falta na entrada da área, mas falhava na conclusão.
Aos 47, Pedro tocou rasteiro e a bola pegou na trave. Havia feito tudo certo a equipe catalã.

O time da casa, sabedor de que 1 a 0 é uma senhora vantagem, não se arriscou e segurou os catalães até o apito final.

FICHA TÉCNICA

CHELSEA 1 X 0 BARCELONA

Local: Stamford Bridge, em Londres (ING)
Data-Hora: 18/4/2012 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Felix Brych (ALE)
Cartão Amarelo: Ramires, Drogba (CHE); Pedro, Busquets (BAR)
Cartão Vermelho: -
Gols: Drogba, 46'/1ºT (1-0)

CHELSEA: Cech, Ivanovic, Cahill, Terry e Ashley Cole; Mikel, Raul Meireles, Lampard e Ramires (Bosingwa, 42'/2ºT); Mata (Kalou, 27'/2ºT) e Drogba - Técnico: Roberto di Matteo.

BARCELONA: Valdés, Daniel Alves, Mascherano, Puyol e Adriano; Busquets, Xavi (Cuenca, 41'/2ºT) e Iniesta; Fàbregas (Thiago Alcântara, 31'/2ºT), Messi e Sánchez (Pedro, 20'/2ºT) - Técnico: Pep Guardiola