LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

2009/2010: A era fenomenal no Corinthians



Em 1994, com apenas 17 anos, ele foi campeão do Mundo com a Seleção Brasileira. Em 2002, conquistou o título novamente. Maior artilheiro de todas as Copas, com 15 gols marcados, Ronaldo Luiz Nazário de Lima, o Fenômeno, chegou ao Corinthians em 2009 para, mais uma vez em sua carreira, se superar como atleta.

Desacreditado por muitos, vindo de mais uma lesão no joelho, Ronaldo voltou ao futebol brasileiro e escolheu o Corinthians, em vez do Flamengo, onde treinava. Causou revolta na torcida rubro-negra, mas tornou-se quase um Deus para os corintianos.

Após uma longe espera, não decepcionou dentro de campo. Logo em sua segunda partida, já contra o Palmeiras, saiu do banco de reservas e marcou o gol de empate no clássico, levando a Fiel ao delírio e à “queda” do alambrado do Prudentão, ao comemorar.

O camisa 9 foi decisivo na conquista do Campeonato Paulista, de maneira invicta, da Copa Do Brasil, garantindo a vaga do Corinthians na Libertadores da América de 2010, sonho maior do corintiano no ano do Centenário.

Com status de estrela mundial, Ronaldo se encaixou muito bem na equipe de Mano Menezes, que manteve a base de 2008. Além de ganhar dois títulos, o Corinthians ganhou divulgação em proporções mundiais no futebol.

Timão é Seleção!
Em 2010, ano do Centenário, o maior sonho corintiano era conquista a Libertadores. Entretanto, mesmo com a chegada de alguns reforços, entre eles Roberto Carlos, o Timão não conseguiu passar do Flamengo, nas oitavas de final. Mesmo assim, a torcida corintiana aplaudiu o time e manteve seu apoio incondicional.

Já Mano Menezes, após o belo trabalho no comando do Corinthians, foi convidado a assumir a Seleção Brasileira de futebol.

Com a palavra - Ronaldo
Atacante do Corinthians, em suas últimas entrevistas coletivas

'Não sei como seria minha vida sem a experiência de jogar no Corinthians'

Eu já sabia da grandeza do Corinthians antes de chegar ao Parque São Jorge. De fora a gente vê que é um grande clube, com uma nação de torcedores. Mas quando se está aqui dentro, você vê que é mais do que isso tudo, é um país, uma nação, uma república.

Estou muito feliz em ter tomado a decisão de ter vindo para cá. Não sei como seria minha vida sem viver essa experiência.

Viver no Centenário é marcante. Com certeza, já estaremos na História como integrantes desse grupo. O ideal seria comemorar o Centenário com um título, somos uma grande equipe para isso.

O Corinthians perdeu muito tempo nas gestões anteriores. A grandeza desse clube, o projeto tinha de ser maior do que só contratar jogadores. O clube não tinha CT, não tem estádio. O Corinthians estava atrasado em relação a alguns poucos clubes do Brasil, em relação à Europa também. Centro de treinamento é uma grande fonte de receita, forma jogadores para o futuro.

Agora com a gestão do presidente Andrés Sanchez, o Corinthians está recuperando isso. Vai ganhar mais respeito, vai ser o maior e mais bem estruturado clube de futebol do país.

A torcida corintiana me recebeu de braços abertos, soube me aceitar. E eu pude corresponder a esse carinho dentro de campo. Quando se está no Pacaembu, você sabe o que é ser corintiano. Essa torcida é incrível, apoiando o Corinthians o tempo todo.