LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Flamengo 1x0 COrinthians




Chove chuva, chove sem parar. A canção é famosa, mas não combina com futebol. Em partida válida pelas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo passou pelo Corinthians por 1 a 0, no Maracanã. Castigados pela chuva que começou a cair duas horas antes do confronto, os times foram extremamente prejudicados pelas condições do campo nesta quarta-feira. Vale lembrar que Michael foi expulso ainda no primeiro tempo.

Na próxima quarta, os dois clubes voltam a se enfrentar, desta vez no Pacaembu. O Rubro-Negro pode até mesmo empatar que estará classificado. Por não ter sido vazado em casa, qualquer derrota por diferença mínima e gol feito em São Paulo também beneficia o Fla. Quem avançar no cruzamento enfrentará na próxima fase o vencedor de Universidad de Chile e Alianza Lima (PER).

PARECIA POLO AQUÁTICO...

Maracanã cheio e cenário à espera de um duelo cercado por muita técnica. O clima era ideal para um grande clássico, mas o Rio de Janeiro foi atingido por chuva tão forte quanto a rivalidade entre Flamengo e Corinthians. Por isso, o terreno no Maior do Mundo sofreu as consequências do temporal. Assim que a partida foi iniciada, o que se viu foi uma luta travada entre os jogadores e o campo. A cada passo dado, a bola ficava presa e a água levava vantagem. Ruim para a qualidade, que ficou esquecida nos primeiros dez minutos de jogo.

Criar era praticamente impossível e as duas equipes apelaram para os chutões. Com atenção redobrada, as defesas levaram vantagem no trabalho sob risco extremo. Fora as faltas seguidas de escorregões, o Flamengo chegou com perigo aos 12 minutos. Depois de bate-rebate na área, William afastou errado e Leonardo Moura quase abriu o placar com um chute à direita de Julio Cesar.

Um dos protagonistas do confronto, Ronaldo foi pouco acionado na primeira etapa e quando apareceu, foi vaiado pela torcida rubro-negra. Enquanto o fenômeno das quatro linhas não brilhava, era o fenômeno da natureza que roubava a cena no estádio. A chuva não dava trégua e as divididas ficavam cada vez mais disputadas. Atuações abaixo de média e muita luta de ambas as partes.

Estreante da noite, o treinador Rogério Lourenço quase soltou o grito de gol aos 31 minutos após cruzamento de Juan, que passou por toda meta alvinegra e assustou o goleiro Julio Cesar. Quatro minutos depois foi a vez de Vagner Love chegar perto, mas Chicão apareceu de carrinho na área e desarmou o atacante na hora certa.
O Flamengo dominava as ações em busca do gol, mas foi atrapalhado por dois cartões amarelos que se transformaram em expulsão. Aos 36 minutos, Michael entrou mais forte em divida no meio de campo e foi para o chuveiro mais cedo. Ainda assim, o Rubro-Negro permaneceu na frente e ainda teve tempo para reclamar de dois lances dentro da área adversária. Primeiro com Adriano, que conduziu até a linha de fundo e pediu toque de mão da defesa. A bola bateu no peito do marcador e o árbitro mandou seguir. No segundo lance, Leonardo Moura tentou driblar Roberto Carlos, não conseguiu e se lançou ao chão.

GOL IMPERIAL E RAÇA

A chuva voltou mais fraca do vestiário, mas os atletas pareceram que também deixaram o ânimo no intervalo. Mesmo com o campo um pouco melhor, Fla e Timão demoraram para embalar. O Corinthians até tentou com Moacir, mas nada de efetivo. A redonda não queria entrar e a afirmação também valia para o Rubro-Negro. Aos 16 minutos, Juan cobrou falta venenosa na área, a bola bateu no chão e ela parou na trave.

O Flamengo parecia não sentir a inferioridade no número de jogadores e mais uma vez, Juan decidiu aparecer. Pela esquerda, o lateral entrou dentro da área e foi atropelado por Moacir. Penalidade marcada e era o momento do Imperador. Em busca da redenção pela cobrança perdida na decisão da Taça Rio, Adriano pegou a bola e colocou no canto direito de Julio Cesar, que escolheu o lado errado. Aos 21 minutos, explodia a torcida do Fla, enquanto o atacante comemorava contido.

Mesmo com o gol, o Corinthians não se atirou ao ataque e esperou no setor defensivo. Empurrado pelo público, o Fla manteve a pressão e quase ampliou com Adriano. Aos 33 minutos, Adriano cabeceou, Julio Cesar espalmou e a bola parou na trave. A jogada chegou a arrancar suspiros da arquibancada. Por fim, o Timão se mostrou nervoso no setor ofensivo e de quebra, teve que conviver com as provocações feitas para Ronaldo, substituído por Souza nos últimos minutos.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 28/4/2010 - 21h50
Árbitro: Carlos Arecio Amarilla (PAR)
Auxiliares: Emigdio Ruiz (PAR) e Nicolás Adolfo Yegros (PAR)
Renda/público: R$ 2.240.800,00 / 62.247 pagantes
Cartões amarelos: Michael, Fierro (FLA); Roberto Carlos, Moacir (COR)
Cartão vermelho: Michael, 36'/1ºT (FLA)
GOL: Adriano, 21'/2ºT (1-0)

FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, David, Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado (Toró, 33'/2ºT), Willians (Fierro, 30'/2ºT) e Michael, Vagner Love (Vinícius Pacheco, 36'/2ºT) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço.

CORINTHIANS: Julio Cesar, Moacir, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo (Jorge Henrique, 22'/2ºT); Dentinho (Iarley, 22'/2ºT) e Ronaldo (Souza, 38'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.