LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Corinthians 1x0 Independiente Medellín

Estádio cheio e com torcida incentivando, adversário sem chances de classificação e a um resultado positivo de ser o melhor time da primeira fase na Libertadores da América. E o Timão fez sua parte. Venceu o Independiente Medellín (COL) por 1 a 0, no Pacaembu, e garantiu o melhor desempenho entre os 16 times mais bem colocados na primeira fase da Liberta. Agora é hora de encarar o Flamengo nas oitavas de final.

O duelo entre os brasileiros começará já na próxima semana, quarta, no Maracanã, no que será o primeiro confronto entre brasileiros da competição deste ano.

O jogo

O primeiro tempo foi completamente preto e branco. O Corinthians começou sem dar espaços ao Independiente, atacando em velocidade pelas laterais e arriscando chues de fora da área.

Aos 7, a primeira grande chance: Elias cruzou na área para Dentinho, que mandou de peito para o gol, mas Bobadilla salvou o time colombiano. Quatro minutos mais tarde, uma excelente troca de passes no meio de campo deixou Iarley em boas condições de chutar, e foi exatamente o que ele fez, mas o goleiro espalmou e salvou outra vez.

O Independiente só deu sinal de vida aos 18 minutos, quando Restrepo chutou de fora da área e Julio Cesar mandou para escanteio, sem perigo algum. Roberto Carlos, então, resolveu ensinar o jogador colombiano. No lance seguinte o lateral mandou uma bomba de fora da área e a bola explodiu na trave. Na sequência, Dentinho tentou chutar depois do drible no zagueiro, mas a zaga cortou, deixando a bola com Moacir. O lateral chutou com força e Bobadilla mais uma vez, defendeu.

Se pelo alto a zaga cortava e por baixo Bobadilla pegava, o gol do Timão tinha que sair de outro jeito. E assim foi. Roberto Carlos cobrou o lateral na área, a bola passou por todo mundo e desviou em Valencia antes de entrar no canto direito e fazer a torcida ir ao delírio no Pacaembu: Corinthians 1 a 0!

O gol fez o Timão diminuir o ritmo, e nos dez minutos finais do primeiro tempo o Independiente ensaiou uma pressão, mas a entrosada zaga alvinegra dominou as ações colombianas, e o jogo foi para o intervalo com a vitória parcial corintiana.

O segundo tempo começou com um lance incrível. Após cobrança de falta de Dentinho, a bola sobrou para Roberto Carlos na entrada da área. O lateral mandou a tradicional bomba, mas a bola bateu na zaga e sobrou para Chicão, que deu um chapéu no goleiro e deixou a bola entrar, mas ela bateu na trave e caiu nas mãos de Bobadilla, impedindo o que seria um golaço do defensor.

Para dar a resposta, o eficiente meia Restrepo recuperou a bola na entrada da área corintiana e arriscou, fazendo com que Julio Cesar se esticasse todo para defender.

Depois disso o jogo ficou chato. O Corinthians, com o resultado e a partida na mão, diminuiu totalmente o ritmo e ficou apenas tocando a bola no meio de campo, já se preservando para as oitavas. O Independiente não conseguiu assustar, principalmente pela fragilidade do time, que tem baixíssima qualidade técnica.

Melhor time da primeira fase, agora o Corinthians terá o primeiro teste de fogo, contra o Flamengo, já na semana que vem. Em mais um jogo com muitos motivos para vencer: obsessão, Maracanã lotado, Ronaldo...

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 INDEPENDIENTE MEDELLÍN (COL)

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 22/4/2010 - 21h50
Árbitro: Federico Beligoy (Fifa-ARG)
Auxiliares: Roberto Reta (Fifa-ARG) e Alejo Castany (Fifa-ARG)
Renda/público: R$ 1.877.065,00 - 29.541 pagantes
Cartões amarelos: Jímenez (IND)
Cartões vermelhos: -
GOL: Valencia (contra) 22'/1°T

CORINTHIANS: Julio Cesar; Moacir, Chicão, William, Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias, Danilo (Edu Gaspar - 42'/2°T); Iarley (Souza - 32'/2°T) e Dentinho (Jorge Henrique 19'/2°T). Técnico: Mano Menezes

INDEPENDIENTE: Bobadilla; Calle, Anselmo, Jiménez, Valencia; Ortiz, Restrepo, Vasco (Moreno - Intervalo), Barahona; Mario Gímenez (Valoyes - 12'/2°T) e Pardo. Técnico: Leonel Alvarez