LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Corinthians 5x1 Rio Claro...Não deu!!!

Não deu para o Corinthians! Depois de tomar sufoco no primeiro tempo e sair perdendo, o Timão goleou o Rio Claro por 5 a 1 nesta quarta-feira, no Pacaembu, mas não conseguiu a classificação para as semifinais do Paulistão. O Azulão acabou rebaixado para a Série A2.

Mesmo com a vitória, o Timão dependia de outros resultados para entrar no G4 e eles não aconteceram. O São Paulo venceu o Santo André, em Piracicaba e assegurou a quarta posição, enquanto o Grêmio Prudente também conseguiu outro resultado positivo contra o São Caetano, no Prudentão e ficou em terceiro. Desta forma, o Corinthians encerrou sua participação no campeonato com 35 pontos ganhos, um a menos que o Tricolor, que ficou com 36.

O Rio Claro, que assustou a equipe alvinegra nos primeiros minutos de jogo e ensaiou um sufoco, foi rebaixada para a Série A2 do Campeonato Paulista, já que permaneceu com 19 pontos, na 17ª posição.

O jogo

Parecia que não seria o dia do Corinthians. O time começou a partida apático, dando espaços na defesa e sem inspiração na criação das jogadas. Ronaldo, com vem acontecendo nos últimos jogos, mal conseguiu dominar a bola nos primeiros lances da partida. Tcheco e Danilo até que tentaram produzir algo no meio de campo, mas nada que levasse perigo ao goleiro Sidney.

Para deixar os corintianos ainda mais apreensivos, o placar eletrônico do Pacaembu avisou as vitórias parciais de Grêmio Prudente, São Paulo e Portuguesa, que formavam o pior cenário para o Timão no campeonato naquele momento, deixando o time fora das semifinais no Paulistão, apenas na sexta colocação.

Aos 14 minutos, o improvável aconteceu. Após cobrança de falta na área do Corinthians, Danilo Avelar cabeceou no meio do gol. O goleiro Rafael Santos, que já havia falhado duas vezes no clássico contra o São Paulo, deu rebote dentro da área, deixando a bola de bandeja para o zagueiro Luciano, que empurrou para a rede e abriu o placar para o Rio Claro. Muita festa de todos os jogadores da equipe azul na comemoração. Ali, o time se livrava do rebaixamento.

Para piorar ainda mais a situação alvinegra, Tcheco se lesionou em um lance isolado e teve de ser substituído pelo atacante Iarley. Vendo que a torcida já começava a se irritar, vaiando muito o goleiro Rafael Santos quando ia repor a bola, o Timão partiu para cima. Dentinho ficou, por duas oportunidades, sozinho com Sidney e teve a chance de empatar, mas perdeu ambas. Em uma delas, tinha Ronaldo livre pela esquerda, mas preferiu a finalização.

Aos 29 minutos, o volante Elias perdeu um gol incrível. Iarley cruzou na esquerda, a bola sobrou para Ronaldo que cortou o zagueiro e deixou para o camisa 7 na cara do gol. Ele veio de trás e isolou a bola, mandando no tobogã. Era o presságio de que o empate estava perto.

Dois minutos mais tarde o Corinthians chegou ao gol. Roberto Carlos fez boa jogada pela esquerda e cruzou na área. Ronaldo apareceu de surpresa entre os zagueiros e tocou sutilmente, enganando o goleiro. 1 a 1.

A partir daí o Timão foi ao ataque. Jucilei, Iarley e Roberto Carlos tiveram boas chances de virar o jogo ainda no primeiro tempo. Mas foi Ronaldo que perdeu a chance mais incrível, aos 47. Elias deixou o Fenômeno na cara do gol, ele dominou e chutou colocado, mas Luciano chegou a tempo para interceptar a finalização.

A primeira etapa terminou indefinida no placar e na classificação da equipe de Parque São Jorge para as semifinais da competição.

Quando o árbitro apitou o início do segundo tempo, a chuva aumentou no Pacaembu na mesma proporção que o futebol do Corinthians. O time que entrou em campo na segunda etapa era outro. Mais motivado, mais ligado na partida e demonstrando uma vontade imensa.

O resultado veio logo aos 3 minutos. Elias avançou pelo meio de campo e tocou para Dentinho, que invadiu a área e mandou uma bomba no meio do gol. Virada alvinegra!

Aos sete, o terceiro gol corintiano. Linda tabela de Ronaldo e Dentinho na área. O camisa 17 deixou a bola na medida para Iarley, que só empurrou para a rede e correu para o abraço.

Com o jogo na mão e o Rio Claro dominado, coube ao time apenas administrar o resultado e torcer para que São Caetano ou Santo André empatassem seus jogos, contra Grêmio Prudente e São Paulo, respectivamente, o que não aconteceu.

Ainda teve tempo de Roberto Carlos invadir a área, cortar o zagueiro e chutar no ângulo de Sidney, para marcar o quarto gol alvinegro, aos 24 e, sete minutos mais tarde, o próprio lateral avançar sozinho pelo meio de campo, cortar todo o time do Rio Claro e deixar Dentinho na cara do gol, para fazer o quinto.

Mas de nada adiantou a goleada, já que o Grêmio segurou o resultado em casa e o São Paulo fez sua parte contra o Ramalhão. Agora, resta a Libertadores, onde a torcida não terá a mesma paciência e o time não poderá cometer os mesmos erros do Paulistão





FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 5 X 1 RIO CLARO

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 7/4/2010 - 21h50
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Auxiliares: Osny Antonio Silveira e Ricardo Pavanelli Lanutto
Renda/público: R$ 346.226,00 - 12.013 pagantes
Cartões amarelos: William, Marcelo Mattos (COR) Henrique, Nelinho e Diego Perini (RIO)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Luciano 14'/1°T; Ronaldo 31'/1°T; Dentinho 3'/2°T; Iarley 7'/2°T; Roberto Carlos 24'/2°T; Dentinho 31'/2°T

CORINTHIANS: Rafael Santos; Jucilei, Paulo André, William, Roberto Carlos; Elias, Marcelo Mattos, Tcheco (Iarley - 29'/1°T), Danilo (Edu - 27'/2°T); Dentinho (Defederico - 39'/2°T) e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes

RIO CLARO: Sidney; Robinho (William - Intervalo), Luciano, Nelinho; Odair Lucas, Diego Perini, Luis Fernando, Henrique (Fernando Gaúcho - 12'/2°T), Danilo Avelar, Edu Salles e David (Mirandinha - 12'/2°T). Técnico: Agnaldo Liz.