LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Brasil 3x1 Colombia



A Seleção sub-20 sofreu mais que o esperado, mas conseguiu bater a Colômbia por 3 a 1, nesta quinta-feira, e chegou à segunda vitória no Sul-Americano da categoria, em partida disputada na cidade peruana de Tacna. Muito marcado, o atacante Neymar esteve longe de repetir a bela atuação na estreia da equipe, mas teve sua importância ao marcar o terceiro gol da equipe, em um momento em que o adversário pressionava muito.

O jogo:


Diretamente das arquibancadas, onde acompanhou o jogo por ter sido expulso na estreia, o técnico Ney Franco não deve ter gostado do que viu nos instantes iniciais - muita marcação dos colombianos e pouco espaço para a Seleção jogar. A primeira boa chance do Brasil veio aos seis minutos, em jogada individual de Diego Maurício. A bola passou à esquerda do gol de Mosquera. Os colombianos responderam com Calle, que chutou de longe.

Pouco depois, o goleiro Gabriel teve de fazer boa defesa em novo chute de Calle. O camisa 1 da Seleção pulou no canto esquerdo. Com Neymar muito marcado, coube a Lucas criar as melhores chances do primeiro tempo - como aos 19, quando o jogador do São Paulo chutou da entrada da área e obrigou Mosquera a trabalhar.


Os colombianos, que vinham com uma postura ofensiva, acertaram o travessão aos 23, em chute de Cardona que Gabriel espalmou. Saiz pegou a sobra, mas isolou. A Seleção ficou bem perto de abrir o placar aos 25, em triangulação entre Danilo, Diego Maurício e Willian José, mas Mosquera defendeu bem.

Em contra-ataque, Diego Maurício desperdiçou a melhor chance da primeira etapa, aos 38. O jogador do Flamengo recebeu passe de Lucas em velocidade e caiu pela esquerda, mas chutou por cima. A partir daí, a Colômbia se abriu em campo e ameaçou em um lance de bola parada aos 44, com Cardona.

Segundo tempo:


Na segunda etapa, o Brasil resolveu se movimentar mais e criar jogadas rápidas. Logo aos três minutos, Neymar escapou da marcação colombiana e deu belo passe para Willian José, que mandou uma bomba de longe e acertou a trave direita de Mosquera. No rebote, Lucas dominou e acertou passe de calcanhar para Casemiro, que recebeu na pequena área e chutou com perigo, pela esquerda.

A insistência da equipe foi premiada aos dez minutos, quando a seleção abriu o placar. Diego Maurício escapou pela direita e cruzou na medida para Casemiro, que apareceu em meio aos zagueiros, de cabeça, e deixou a Seleção em vantagem no marcador.

O Brasil comandava as ações em campo e ampliou o marcador aos 18, com Willian José. Lucas fez bela jogada pela direita e passou para o jogador - com quem atuará no São Paulo -, que entrou livre para ampliar. No entanto, durou pouco tempo a vantagem brasileira. No lance seguinte, Bruno Uvini cometeu falta em Castillo dentro da área e o árbitro uruguaio Darío Ubriaco marcou. Na cobrança, Cardona descontou para os colombianos.

Depois do gol da Colômbia, a Seleção voltou a esbarrar na marcação do rival. Neymar não conseguia criar lances de perigo, prendendo a bola no meio e deixando sem opção o setor ofensivo do Brasil. A Colômbia ameaçava pouco, e quase sempre esbarrava no bom posicionamento da defesa brasileira - principalmente Juan, jogador do Internacional. Aos 31, Diego Maurício recebeu boa bola e chutou, mas Mosquera defendeu, impedindo o terceiro do Brasil. Três minutos depois, Fernando arriscou de longe, mas a bola passou por cima.

Nervosa, a Seleção deixou a Colômbia crescer em campo, principalmente pelo setor esquerdo. O rival não saía do campo de ataque e os comandados de Ney Franco pouco procuravam segurar a bola. Castillo, aos 39, chutou por cima de Gabriel.

No fim, surgiu o astro da Seleção. Willian José recebeu bola em velocidade e tocou para Neymar, que finalmente conseguiu driblar a marcação colombiana e marcou o terceiro aos 41 minutos, em arrancada pela esquerda, dando à equipe a vantagem de que precisava. O jogador chegou ao quinto gol no Sul-Americano Sub-20 e segue como artilheiro isolado da competição.

Próximo compromisso:


Com o resultado, o Brasil entra em campo no domingo, diante da Bolívia, precisando de uma vitória para garantir presença no hexagonal final do torneio. A partida será no próximo domingo, em Moquegua, às 14h30 (de Brasília).


FICHA TÉCNICA:
COLÔMBIA 1 X 3 BRASIL

Local: Estádio Jorge Basadre, Tacna (PER)
Data/Hora: 21/01/2011 às 0h10 (horário de Brasília)
Árbitro: Darío Ubriaco (URU)
Auxiliares: Miguel Nievas (URU) e César Escano (PER)
Renda/Público: Não divulgados.

Cartões amarelos: Franco, Cardona E Cabezas (COL); Casemiro (BRA)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Casemiro, aos 10'2T(0-1); William José, aos 17'2T(0-2), Cardona, aos 20'2T(1-2) e Neymar, aos 41'2T(1-3).

COLÔMBIA: Mosquera, Arias, Franco, Saiz e Viáfara; Cardona(Ortega, aos 25'2T) Julio (Mendoza, aos 20'2T) Cabezas e Galle; Castillo e Escobar. Técnico: Eduardo Lara.

BRASIL: Gabriel, Danilo (Galhardo, aos 47'2T) Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro (Oscar, aos 46'2T) Fernando e Lucas; Diego Maurício (Alan Patrick, aos 31'2T), Willian José e Neymar. Técnico: Moacir Pereira.