LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 24 de abril de 2011

XV de Piracicaba, Guarani e Comercial: Grandes do interior voltam à elite do Campeonato Paulista







Três tradicionais clubes do interior estão de volta à elite do futebol paulista. Comercial, Guarani e XV de Piracicaba garantiram, neste domingo, o acesso à Série A1 do Paulistão.

Para as torcidas do Bugre e do Bafo a alegria é ainda maior, já que neste ano ambos comemoram cem anos de fundação.


Rebaixado em 2009, o Guarani confirmou o retorno à A1 ao vencer o Rio Preto, no Brinco de Ouro, por 4 a 2. O resultado também garantiu o acesso do Comercial, que venceu o São José, no sábado, e não pode mais ser ultrapassado.


A volta do XV de Piracicaba à elite também foi conquistada com uma goleada. O Nhô Quim, que não disputa a primeira divisão há 15 anos, bateu o Monte Azul, fora de casa, por 4 a 1.


Com o retorno destes tradicionais times paulistas, em 2012 o Paulistão terá de volta alguns dos maiores clássicos do interior. Além do encontro entre Guarani e Ponte Preta, haverá o Come-Fogo, como é conhecido o dérbi de Ribeirão Preto, entre Botafogo e Comercial.

Agora resta apenas uma vaga para o acesso. O Catanduvense, vice-líder do Grupo 1, com oito pontos, é quem está mais próximo dela. A equipe precisa apenas de um empate, em casa, diante do lanterna Monte Azul para subir.

O Atlético Sorocaba, terceiro colocado também tem chances. O Galo terá que vencer o XV, em Piracicaba, e torcer para que o Monte Azul ganhe do Catanduvense. Assim, os três times terminariam com oito pontos e a vaga seria definida no saldo de gols, que no momento é favorável ao Atlético.

Apesar da possibilidade ser remota, o Monte Azul ainda pode subir. O Azulão tem que golear o Catanduvense e torcer por uma derrota do Atlético de Sorocaba.


Briga pelo título
Apesar de já terem garantido a volta à elite, a Série A2 ainda não acabou para as três equipes que subiram. Isso porque os primeiros de cada chave decidem o título da competição em partida única no estádio do time que fizer a melhor campanha nesta fase.