LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

segunda-feira, 1 de março de 2010

Santos 2x1 Corinthians



O carrasco Robinho, que nunca perdeu para o Corinthians, não estava presente, mas Neymar, que herdou a camisa 7 no clássico deste domingo, na Vila Belmiro, resolveu decidir para o Peixe. Mesmo perdendo um pênalti, o garoto deu show: Além de anotar seu gol, Neymar deu uma assistência e foi crucial na vitória do Santos no clássico.

Outros garotos santistas, como André e Paulo Henrique, também tiveram atuação destacada. O primeiro, inclusive, foi o autor do segundo gol do Peixe. Pelo lado corintiano, Dentinho e o goleiro Felipe foram bem, mas um inexplicável descontrole emocional tomou conta da equipe corintiana, que teve dois jogadores expulsos, além de sete cartões amarelos.

O clássico teve um primeiro tempo bem disputado, mas com notável domínio santista. Tanto é que o primeiro lance de perigo na partida foi do Alvinegro praiano: no segundo minuto de jogo, Neymar foi lançado por Paulo Henrique, que parou na boa saída de gol de Felipe.

A pressão inicial santista teve o seu ápice logo aos cinco minutos de jogo. Após boa jogada de Paulo Henrique, Marquinhos entrou na área e foi derrubado pelo lateral-esquerdo Roberto Carlos. Na cobrança, um duelo de gigantes: o artilheiro da equipe que tem o melhor ataque do Paulistão contra o goleiro do time de melhor defesa da mesma competição. Resultado: Neymar cobrou à meia altura no canto direito e Felipe se esticou todo para fazer a defesa, evitando que o placar fosse aberto.

A partir daí, o Corinthians acordou. E esse "despertar" corintiano quase rendeu ao atacante Dentinho um gol de placa na Vila Belmiro. Após boa troca de passes, o centroavante Ronaldo lançou o camisa 17 corintiano, que dominou a bola no alto e, de primeira, virou uma bicicleta dentro da pequena área. O goleiro Felipe, do Santos, fez defesa espetacular à queima-roupa e salvou o Peixe.

Entretanto, o domínio do meio de campo do Santos era tão massivo que o Corinthians não conseguia sair jogando. Aos 32 minutos, o atacante Neymar se redimiu do pênalti perdido. Após receber um belo passe do meia Marquinhos, o camisa 7 dominou, girou sobre o lateral Alessandro e bateu no canto direito, desta vez, sem chances para o goleiro corintiano.

No segundo tempo, Mano colocou Moacir e Jucilei na equipe para tentar equilibrar o meio de campo. E a mudança, inicialmente, fez efeito. Os ânimos corintianos exaltados prejudicaram uma reação imediata, entretanto, a esta hora, o jogo era equilibrado.

Mas nem deu tempo do torcedor corintiano se animar... Aos 14 minutos, Marquinhos deu ótimo passe para Neymar, que levou a bola pela direita e cruzou rasteiro para a área. O centroavante André só teve o trabalho de empurrar para o gol: 2 a 0 e festa do Peixe na Vila!

Porém, como diria um velho ditado: clássico é clássico! E, também por isso, o Corinthians não se entregou na partida. Aos 23 minutos, Ronaldo entrou na área, segurou e cruzou rasteiro na área. Dentinho chutou, a bola bateu na trave e voltou para seus pés. O camisa 17, que estava caído, levantou e balançou as redes, descontando para o Timão.

A situação, que prometia melhorar para o Corinthians, só piorou. Depois do gol, o descontrole emocional tomou conta dos jogadores do Timão. Resultado: Moacir e Roberto Carlos levaram o segundo cartão amarelo e foram expulsos, deixando a equipe da capital paulista com apenas nove jogadores.

Assim, a equipe de Mano Menezes demorou a encontrar forças para buscar o resultado da partida. No entanto, aos 40 minutos, o que parecia impossível por pouco não se concretizou.

Dentinho levou a bola pela direita e cruzou. A bola passou pelo goleiro santista Felipe e Tcheco, sozinho e com o gol livre, cabeceou por cima do gol, desperdiçando oportunidade incrível de igualar o marcador.

Com o desperdício, fim de jogo e vitória do Peixe, que agora se isola na liderança com 28 pontos. O Corinthians, por sua vez, deixou o G4 para a entrada do São Paulo, que venceu na rodada.


FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 X 1 CORINTHIANS

Estádio: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data/hora: 28/02/2010 - 17h (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Auxiliares: Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Giovani Cesar Canzian (SP)
Renda/público: R$ 595.120,00/9.029 pagantes
Cartões amarelos: Pará, Paulo Henrique, Neymar e Breitner (SAN); Roberto Carlos, William, Tcheco, Moacir, Chicão, Felipe e Elias (COR)
Cartões vermelhos: Moacir, 25'/2ºT e Roberto Carlos, 28'/2ºT (COR)


GOLS: Neymar, 32'/1ºT (1-0); André, 14'/2ºT (2-0); Dentinho, 23'/2ºT (2-1);


SANTOS: Felipe; Roberto Brum (Madson, 31'/2ºT), Edu Dracena, Durval, Pará (Germano, 11'/2ºT); Arouca, Wesley, Marquinhos (Breitner, 44'/2ºT), Paulo Henrique, Neymar e André. Técnico: Dorival Júnior.

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro (Moacir, Intervalo), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Jucilei, Intervalo), Elias, Tcheco e Jorge Henrique; Dentinho (Iarley, 44'/2ºT) e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes