LEALDADE HUMILDADE PROCEDIMENTO

Minha foto
São Paulo, Mooca - SP, Brazil
Rodrigo Freitas - rodrigo_adefreitas@hotmail.com

domingo, 18 de julho de 2010

Ronaldo luta, mas já admite parar no fim deste ano

A carreira vitoriosa de um dos maiores jogadores da História do futebol mundial pode estar perto do fim. As limitações do corpo de Ronaldo viraram obstáculos quase intransponíveis para o atacante.

O Fenômeno, que já deu a volta por cima várias vezes na carreira, luta diariamente contra o passado de oito intervenções cirúrgicas no corpo, além da idade avançada - completará 34 anos em setembro.

As limitações não o deixam perder peso. E pior: não devolvem a mobilidade que marcou sua carreira e seu primeiro semestre no Parque São Jorge, em 2009. Mesmo com a dedicação diária.

Ronaldo é um frequentador da programação feita pelo departamento de futebol, raramente se atrasa nos treinamentos e não se recusa a fazer os exercícios que lhe são determinados. O camisa 9 não deixa de participar nem dos períodos de concentração no interior, do qual sempre foi contra.

Uma dedicação que, segundo uma pessoa ouvida pela reportagem do LANCENET!, beira a obstinação. Mas que parece não ser suficiente para evitar o fim precoce. A situação incomoda, mas não como outrora. As lesões momentâneas e limitações do seu corpo, que antes alteravam seu humor, já não incomodam tanto.

Aos 33 anos, Ronaldo tem contrato com o Timão até o fim deste ano. Verbalmente, acordou com o clube sua permanência na próxima temporada (dezembro de 2011). Hoje, algo que nem ele acredita ser possível. No Parque São Jorge, diretoria e companheiros não confirmam publicamente e evitam tocar no assunto, mas todos internamente já vêem a possibilidade como real e possível.

O primeiro indício de que o Fenômeno não suporta mais a rotina de treinos e as dores constantes aconteceu em maio deste ano. Na ocasião, o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", publicou declaração de Ronaldo, afirmando que seu "corpo está pedindo para parar".

- Estou ficando velho - disse, em roda de amigos, durante conferência de grupo de marketing, no Rio. O craque não questionou a informação.