Da arquibancada do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o torcedor corintiano já comemorou muitas vitórias. É no Pacaembu, também, que a torcida do Timão se sente em casa.
Mas essa História teve de ter um começo, e a primeira das 887 vitórias do Corinthians conquistadas no tradicional estádio aconteceu em 28 de abril de 1940.
Inaugurado oficialmente um dia antes, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, e outras autoridades, o Pacaembu era o maior estádio da América Latina, com capacidade para 70 mil pessoas.
No dia 28, uma tarde de domingo, a torcida pôde acompanhar a preliminar entre Palestra Itália e Coritiba, vencida pelos paulistas por 6 a 2, no primeiro jogo oficial do estádio. Em seguida, o jogo de fundo. Entrando em campo como o atual tricampeão paulista, os comandados de Del Debbio venceram o Atlético Mineiro por 4 a 2, conquistando, assim, o primeiro triunfo alvinegro no Pacaembu (confia ao lado a ficha).
Entretanto, no domingo seguinte, o Corinthians também conheceu a primeira derrota no local. Pela posse do troféu Cidade de São Paulo, em comemoração ao estádio, os vencedores das primeiras partidas se enfrentariam. E o Palestra Itália sagrou-se campeão: vitória por 2 a 1.
Com o passar dos tempos, o clube do Parque São Jorge viveria ali mesmo, no Pacaembu, muitas alegrias e tristezas. Mas, para os 50 mil torcedores que presenciaram o debute do Timão, essa data ficará na memória.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 4 X 2 ATLÉTICO-MG
JUIZ: José Alexandrino
PÚBLICO: 50.000 presentes
ESTÁDIO: Pacaembu, São Paulo (SP)
GOLS: 4’ 1/°T Servílio (1-0), 11’ 1/°T Manja (1-1), 14’ 1/°T Manja (1-2), 23’ 1/°T Dino (2-2), 2’ 2°T Carlinhos (3-2), 18’ 2°T Lopes (4-2).
CORINTHIANS: Zico (Barcheta), Agostinho e Jango; Sebastião, Brandão e Dino; Lopes, Servílio, Teleco, Joane e Carlinhos. T: Armando Del Debbio
ATLÉTICO-MG: Kafunga, Linton e Evandro; Cafifa (Pedrinho), Jayme e Bala; Manja, Sellado (Paulista), Hamilton, Nicola e Rezende. T: Não disponível