A obsessão pela construção de um estádio poderia não existir se a primeira casa tivesse sido mantida e, talvez, modernizada. Em 1918, com apenas oito anos de existência, o Corinthians já tinha campo próprio.
O primeiro estádio do Timão foi construído na extinta Rua Itaporanga, na Ponte Grande, em um terreno arrendado da Prefeitura. Atualmente, no local, está localizada a Ponte das Bandeiras, que interliga a porção Norte da Avenida Santos Dumont, no bairro de Santana, à Sul da mesma avenida, no Bom Retiro.
O jogo de inauguração ocorreu no dia 17 de março daquele ano. O amistoso com o Palestra Itália (antigo Palmeiras) terminou empatado, por 3 a 3. No estádio, o Corinthians conquistaria o bicampeonato paulista, em 1923, ao bater o São Bento (3 a 0).
Segundo o “Almanaque do Timão”, escrito pelo jornalista Celso Unzelte, a equipe atuou no estádio até 1927. Foram 70 vitórias, 11 empates e 11 derrotas em 92 jogos.
A Ponte Grande, como era chamado o estádio no local, pode ser considerada uma espécie de “palco de luxo”, já que a equipe mandava seus jogos anteriormente no Parque Antarctica, na ocasião, ainda pertencente à Liga Paulista de Futebol.
Antes de iniciar no futebol oficial (hoje, chamado de profissional), os alvinegros viviam situação ainda pior: usavam o campo “lenheiro”, um terreno alugado de um vendedor de lenha. Era a época da várzea. O campo ficava entre as ruas Ribeiro de Lima, Prates e José Paulino, no bairro do Bom Retiro. Segundo Celso Unzelte, os próprios jogadores tinham de limpar e aplanar o gramado onde, entre 1910 e 1912, o Corinthians se tornou o Galo da Várzea Paulistana.
Doação da Ponte Grande
Em 1928, com a inauguração do Parque São Jorge, atual sede alvinegra, o estádio da Ponte Grande foi repassado pelos corintianos para a Associação Atlética São Bento, clube de destaque no início do século, campeão paulista de 1914 e 1925. A equipe continuou até 1935, quando foi extinta após a chegada do profissionalismo
Primeira partida interestadual
O ano de 1918 também foi marcado pela estreia do Corinthians em âmbito interestadual. No dia 1 de dezembro, o Alvinegro disputou um amistoso contra o Flamengo, na Rua Paysandu (antigo campo do clube rubro-negro), no Rio. De virada, a equipe venceu os donos da casa, por 2 a 1. E ainda teve um pênalti desperdiçado por Bororó, na etapa final.
Curiosidades de 1918
1 de março
Nasce João Goulart, o vigésimo presidente da História do Brasil.
18 de julho
Nasce Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e maior representante do movimento contra o apartheid.
11 de novembro
Termina a Primeira Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha, às 11h.
O confronto durou quatro anos e tinha começado em 28 de julho de 1914.