Em 1927, o Campeonato Paulista seguia um ciclo de mudanças. No ano anterior, uma cisão já havia criado dois campeonatos distintos, a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) e Liga dos Amadores do Futebol (LAF), tendo o Corinthians como membro participante deste último.
No decorrer da competição, mais especificamente na partida diante do Paulistano, um pênalti marcado contra o Corinthians não foi aceito pelos jogadores do Alvinegro, e a partida não chegou ao fim. O zagueiro corintiano Grané, inclusive, chegou a agredir o árbitro pela confusão e foi suspenso por três partidas.
O gancho de Grané e os pontos do jogo sendo contabilizados para o Paulistano fizeram com que o Corinthians fosse mais um dos clubes a abandonar a LFA e ingressar na competição da Apea.
Na nova competição, o Timão sofreu duas das três derrotas na temporada (a outra foi em um amistoso) e ficou apenas com a terceira colocação, terminando o ano com duas disputas de Paulistão e nenhuma taça.
De Maria, “grande” ponta
Entre os jogadores que passaram em branco na temporada de 1927 estava o ponta-esquerda Alexandre De Maria. Com uma altura incomum para um jogador da posição (1,90m), o canhoto teve uma passagem de sucesso pelo Corinthians.
Com 94 gols anotados com a camisa alvinegra, De Maria chegou à Seleção Brasileira pelo desempenho no Timão e, juntamente com Del Debbio, Filó e Rato, se transferiu para a Lazio, da Itália. Após quatro anos na Europa, De Maria retornou ao Corinthians para encerrar a carreira.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 PAULISTANO
DATA: 26/6/1927
JUIZ: Mílton Lima
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista (LAF)
ESTÁDIO: Jardim América (São Paulo)
GOLS: 26’ 1ºT> Apparício
CORINTHIANS: Moreno, Grané e Del Debbio; Leone, Sebastião e Gelindo; Apparício, Neco, Gambarotta, Rodrigues e De Maria. Técnico: Ângelo Rocco
PAULISTANO: Nestor, Clodô e Barthô; Abbate, Aguiar e Alves; Formiga, Miguel, Friedenreich, Seixas e Júlio. Técnico: Não Disponível