Perdendo muitos gols e sob protestos da torcida, o Corinthians perdeu para o Paulista nesta quarta-feira por 1 a 0 na Arena Barueri e saiu do G4 do Paulistão, sendo ultrassado pela Portuguesa, que venceu o Mirassol fora de casa. Já o Paulista, mesmo com a vitória, permaneceu na zona de rebaixamento da competição, agora com 14 pontos ganhos.
O Corinthians começou o jogo afobado. O time até conseguiu tocar a bola no meio de campo e ter o domínio de bola, porém, não levou perigo ao gol adversário. O Paulista, por sua vez, ficou na defesa e explorou os contra ataques, sem muita eficiência. Tanto é que Felipe quase não encostou na bola durante toda a primeira etapa.
Somente aos 12 minutos aconteceu a primeira jogada realmente perigosa. Tcheco lançou Ronaldo na entrada da área, que matou no peito e chutou de perna esquerda, exigindo boa defesa de Vinícius. E foi só.
O que se via na Arena Barueri era um time lento e sem inspiração. Em alguns momentos da partida, a torcida gritou atrás de Mano Menezes: "velocidade, velocidade...".
Mas o único jogador veloz em campo era Roberto Carlos, que mais uma vez arriscou chutes, foi para cima dos zagueiros, desarmou várias jogadas, lembrando o velho lateral do Real Madrid (ESP) e Seleção Brasileira. Aos 37 minutos, em cobrança de falta, o camisa 6 podia ser até premiado com um gol. Mas a bomba explodiu no travessão antes de sair.
Ronaldo, que voltou ao time depois de ser poupado na derrota para o Grêmio Prudente, também não assustou. O Fenômeno ficou boa parte do primeiro tempo sozinho no ataque e, vendo que não seria municiado, passou a buscar a bola no meio de campo junto a Morais e Tcheco, que não foram eficientes.
Na volta para a segunda etapa, o técnico Mano Menezes fez duas alterações para melhorar o ataque do time na parte final da partida:
- Vou deixar o Jorge Henrique no meio e colocar o Iarley no ataque - disse aos jornalistas.
Mas o que Mano queria com a substituição era o mesmo que os torcedores pediram no primeiro tempo: deixar a equipe mais veloz.
Os primeiros minutos, no entanto, foram de sustos para os corintianos. Antes dos dez minutos, o Paulista já havia tido duas ótimas chances de abrir o placar, primeiro com Eli Sabiá depois de boa jogada pela direita e depois com o ex-palmeirense Baiano, novamente pelo mesmo lado.
O Timão só conseguiu equilibrar a partida novamente quando Jucilei entrou no lugar de Tcheco. Aos 16 minutos, em um contra ataque, Iarley cruzou para Ronaldo sozinho, na frente do goleiro, mas o camisa 9 escorregou e não conseguiu finalizar.
E na base da correria, o time de Jundiaí abriu o placar. Barboza entrou em velocidade na área, cortou a marcação e chutou com força. O goleiro Felipe, que já havia pego duas bolas idênticas aquela, deu rebote e o ex-são-paulino Mazola empurrou para a rede. 1 a 0 para o Paulista.
Vendo sua equipe perder a segunda partida seguida na competição, Mano Menezes colocou o time no ataque. Souza entrou no lugar do volante Ralf e a partir daí o time foi para cima do Paulista. Mas não era dia do Timão e de Ronaldo.
O Fenômeno estava irreconhecível. Perdeu lances incríveis, que não costuma errar, e até nos poucos dribles que tentava, não conseguiu manter a bola. Conclusão: segunda derrota seguida no campeonato e as lamentações do ídolo alvinegro.
- Meus erros foram infantis. Todos os controles que eu sempre acerto, errei hoje e chutei todas as bolas no goleiro - afirmou o Fenômeno.
Agora, o Corinthians tem pela frente o clássico contra o São Paulo, domingo no Pacaembu. É a chance do Timão se reabilitar ou entrar em crise pela primeira vez em 2010.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 1 PAULISTA
Estádio: Arena Barueri, Barueri (SP)
Data/hora: 24/3/2010 - 21h50
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Luis Alexandre Nilsen (SP) e Anderson Jose de Moraes Coelho (SP)
Renda/público: R$ 205.640,50 - 6514 pagantes
Cartões amarelos: Roberto Carlos e Jorge Henrique (COR) Samuel Xavier (PAU)
GOLS: Mazola 21'/2°T
CORINTHIANS: Felipe; Moacir, Paulo André, Leandro Castán, Roberto Carlos; Ralf (Souza - 36'/2°T), Elias, Morais (Iarley - Intervalo), Tcheco (Jucilei 12'/2°T); Jorge Henrique e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes
PAULISTA: Vinícius; Lucas (David Modesto - 28'/2°T), Márcio Santos, Eli Sabiá, Raphael Martinho; Bruno Formigoni, Rai (Samuel Xavier - 20'/2°T), Baiano, Barboza (William Rocha - 32'/2°T); Mazola e Felipe Azevedo. Técnico: Wagner Lop