A primeira vez a gente nunca esquece. Em 1916, no Campeonato Sul-Americano, disputado na Argentina, Amílcar e Neco tornaram-se os primeiros corintianos a defender a Seleção Brasileira.
Comandado pelo técnico Sylvio Lagreca, o Brasil acabou a competição na terceira colocação. Em três partidas, dois empates (Chile e Argentina) e uma derrota (Uruguai).
Aos 85 anos, Amílcar Barbuy Filho, filho de Amílcar, guarda com carinho a camisa usada pelo pai.
– Essa é a minha maior relíquia. Meu pai é o meu maior ídolo. Ele era um dos líderes daquele time. É um orgulho muito grande saber que ele, ao lado do Neco, foi o primeiro corintiano convocado à Seleção Brasileira – disse Amílcar.
Centenário do Corinthians: Cem anos em cem dias!
Mas o fracasso pela Seleção não foi o suficiente para abalar a dupla. De volta a São Paulo, os dois lideraram o Timão na conquista de mais um título.
Assim como em 1914, a equipe conquistou a Liga Paulista de Futebol (LPF) de forma invicta e com 100% de aproveitamento. Com 20 gols, o ataque corintiano foi o mais positivo do torneio.
Ano quase perfeito
Campeão paulista e com dois jogadores convocados à Seleção, o Corinthians por muito pouco não terminou 1916 sem perder.
Em 23 confrontos,19 vitórias, três empates e uma derrota. O único tropeçou ocorreu em 15 de outubro, no amistoso diante do SPR (Santos). Na ocasião, o Timão foi derrotado por 2 a 1.
RETROSPECTO - 1916
Em 23 partidas, 19 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 0 AMERICANO
GOLS: Amílcar, Apparício e Neco
DATA: 3/12/1916
ESTÁDIO: Parque Antarctica, S.Paulo (SP)
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista, último jogo do segundo turno
JUIZ: Alex D. Hutchinson
CORINTHIANS: Pizzocaro, Fúlvio e Casemiro González; Police, Plínio e César Nunes; Américo, Marconi, Amílcar, Apparício e Neco. Técnico: Casemiro González
AMERICANO: Hugo, Menezes e Eurico; Franco, Bertone I e Magon; Dudu, Mimi, Heitor, Alencar e Menezes II.
*Dados do “Almanaque do Corinthians”, do historiador e jornalista Celso Unzelte.